Home Educação Universidades federais no Ceará aderem a paralisação nacional do dia 18 de...

Universidades federais no Ceará aderem a paralisação nacional do dia 18 de março

Professores e professoras das Universidades Federais do Ceará aprovaram, nessa terça-feira, 10, adesão à paralisação nacional da educação, que ocorrerá no próximo dia 18, indicativo de greve e a pauta de reivindicações do serviço público federal. As decisões foram tomadas em Assembleia Geral que ocorreu ontem, no auditório do Centro de Ciências da UFC, no campus do Pici, em Fortaleza.

Na atividade, foram registrados informes e encaminhamentos. A assembleia foi transmitida ao vivo para docentes das três federais, com participação de professores, via videoconferência, dos campi da UFC em Sobral e da UFCA, em Juazeiro do Norte.

Entre as pautas apresentadas, estão:

  • a reposição das perdas salariais do período 2010-2019 e preservação do poder de compra;
  • a isonomia de benefícios e paridade ativo-aposentado-pensionista;
  • a valorização do serviço público e dos direitos trabalhistas;
  • a liberdade de organização e manifestação;
  • e a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

“Diante da gravidade dos ataques à carreira docente e ao serviço público como um todo, a construção de pautas da mobilização do serviço público federal foi o primeiro ponto de pauta colocado em votação e aprovado”, destacou o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc).

Indicativo de greve

A construção de uma greve nacional da educação vem sendo apontada em consonância com deliberações que têm ocorrido em outros segmentos do serviço público federal e em virtude das dificuldades impostas pela conjuntura política nacional, devendo ser construída progressivamente. Na Assembleia Geral de ontem, foram aprovados o indicativo de greve e a organização de uma Comissão Local de Mobilização para a construção do movimento paredista. Para deflagrar a greve, será necessária uma nova assembleia, seguida de um plebiscito e mais outra assembleia. Após o término da atividade, vários docentes manifestaram-se no intuito de integrar a comissão, que já está aberta.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here