Home Homenagem José Guimarães propõe homenagem a Antônio Conselheiro na Câmara dos Deputados

José Guimarães propõe homenagem a Antônio Conselheiro na Câmara dos Deputados

Nascido em Quixeramobim, o deputado federal José Guimarães (PT/CE) apresentou Moção de Aplauso em homenagem a um conterrâneo que cravou seu nome na história brasileira: Antônio Conselheiro. O líder messiânico, nascido em 1830, encabeçou o Arraial de Canudos, vila que chegou a contar com 25 mil habitantes e só foi extinta no episódio que ficou conhecido como “Guerra de Canudos” (1896-1897).

O petista defende que a homenagem serve para lembrar a importância histórica de Antônio Conselheiro. “Ele é um símbolo de resistência, pois mostrou, ainda no início da República, a força do povo organizado contra os interesses dos poderosos”, evidencia.

Leia o Requerimento de Voto de Regozijo ou Louvor 395/2020: http://bit.ly/2TClTIJ.

Sobre Antônio Conselheiro

Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, nasceu na Vila do Campo Maior, em Quixeramobim, no Ceará, no dia 13 de março de 1830. Foi caixeiro viajante e andou por várias cidades do Nordeste, onde fez fama de milagreiro. Demonstrava grande entendimento religioso e conquistou uma multidão de seguidores que o consideravam um profeta enviado de Deus.

Junto de um grupo composto por várias famílias, instalou-se em uma fazenda abandonada, às margens do rio Vaza-Barris, no norte da Bahia, conhecida como “Canudos”. A população do povoado de “Belo Monte” chegou a milhares de habitantes, que recuperaram a região, criando animais e plantando para o próprio consumo.

Canudos prosperou de forma incômoda para a polícia, a igreja e os grandes proprietários de terra. Após várias tentativas de invasões autorizadas pelo governo da Bahia, o povoado chegou ao fim com a morte de Conselheiro em 1897. A tragédia da Guerra de Canudos foi acompanhada por Euclides da Cunha, então correspondente do jornal O Estado de São Paulo e registrada em seu livro “Os Sertões”, publicado em 1902.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here