Home Comentários 1 Minuto com Sérgio Machado: A Semana Santa e o isolamento social

1 Minuto com Sérgio Machado: A Semana Santa e o isolamento social

Os últimos números divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que o Ceará está caminhando para atingir o pico de casos confirmados do novo coronavírus dentro de poucas semanas. De acordo com as previsões do Ministro Luiz Henrique Mandetta, o Estado deve alcançar o maior número de casos da doença ainda neste mês de abril.

No cenário atual, já temos mais de 1.370 casos comprovados e mais de 50 mortes causadas pelo vírus. A situação é mais grave em Fortaleza, que já tem mais de mil casos confirmados e apresenta a maior taxa de incidência entre todas as capitais do país. Por lá, o vírus já se disseminou de tal forma que há registro de contaminação em praticamente todos os bairros.

Saindo da capital, a preocupação é ainda maior no interior, porque a maioria dos municípios enfrenta uma situação desfavorável, com uma combinação entre os problemas financeiros e a precária infraestrutura de saúde e de assistência social.

É por esse mesmo motivo que, ontem, a Assembleia Legislativa aprovou 102 decretos de calamidade pública, que permitem aos prefeitos descumprirem, pelo menos temporariamente, a Lei de Responsabilidade Fiscal, de modo a remanejar os recursos limitados dos municípios para o combate à pandemia do novo coronavírus.

E um motivo de preocupação adicional é a chegada da Semana Santa e da Páscoa, que são eventos de cunho religioso que podem estimular o aumento da circulação de pessoas dentro do Estado. Por isso, muitos municípios já estão colocando barreiras nas suas divisas de modo a impedir que a livre circulação leve à aglomeração de pessoas e à disseminação do vírus.

Para finalizar, nós que fazemos o Sistema Maior de Comunicação, aproveitamos o minuto de hoje para pedir a todos vocês que nos acompanham que permaneçam em suas casas e evitem qualquer tipo de aglomeração. Entendemos que chegou o tempo de exercitarmos a nossa fé cumprindo as recomendações de distanciamento social.

Porque diante de um quadro preocupante como esse em que estamos vivendo, em que não há nenhuma vacina ou medicamento cuja eficácia tenha sido cientificamente comprovada, a melhor medida de prevenção e de combate é o isolamento social.

No mais, desejamos a todos vocês uma Feliz Páscoa, com muita saúde, força e paz, o que nos permitirá enfrentar juntos essa crise que a todos nós afeta!

1 Minuto com Sérgio Machado

1 comentário.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here