Home Recursos Hídricos Açude Banabuiú está com 8,55% de capacidade, melhor volume desde 2014

Açude Banabuiú está com 8,55% de capacidade, melhor volume desde 2014

O Açude Banabuiú, terceiro maior reservatório do Ceará, atingiu 8,55% de capacidade, o maior volume desde outubro de 2014, quando chegou a 8,58%. Atualmente, conforme o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o sistema hídrico do Estado está com 29% da capacidade de abastecimento.

Atualmente, a situação da Bacia do Banabuiú é crítica, estando com 9,86% de seu volume total. O único reservatório da região que atingiu a capacidade máxima e transbordou foi o São José I, em Boa Viagem.

“A bacia apresenta recarga muito em virtude do açude Banabuiú e de outros açudes que estavam secos desde 2015, como o Serafim Dias, em Mombaça, e o Vieirão, em Boa Viagem. Ambos estavam sendo atendidos com a utilização de poços”, destacou o gerente regional da Cogerh da Bacia do Banabuiú, Paulo Ferreira.

O açude Banabuiú recebe águas, principalmente, dos rios Banabuiú e Quixeramobim, e é responsável pelo abastecimentos da sede urbana do município de mesmo nome do reservatório e algumas comunidades.

O Castanhão, o maior reservatório do Estado, localizado na bacia do Médio Jaguaribe, está com 12,83% do volume total. Segundo maior, o Orós, no alto Jaguaribe, acumula 18,82% da capacidade. Quarto maior, o Ararás, na bacia do Acaraú, está com 96, 82% do volume total.

Repórter Ceará (Foto: Reprodução/SerTão TV)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here