Home Recursos Hídricos Cogerh inicia transferência das águas do Açude Fogareiro para Barragem de Quixeramobim;...

Cogerh inicia transferência das águas do Açude Fogareiro para Barragem de Quixeramobim; População demonstra preocupação

A gerência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) da Bacia da Banabuiú emitiu nota pública informando sobre a transferências das águas do Açude Fogareiro, na zona rural de Quixeramobim, no Sertão Central, para a barragem, localizada na sede do município.

Em publicação nas redes sociais no último sábado, 02, moradores de comunidades localizadas no entorno do açude divulgaram vídeos e imagens mostrando o processo.

Na nota, a Cogerh informa que a transferência das águas de um reservatório para o outro é uma medida com amparo técnico, que se respalda em ensaios e simulações de abastecimento da sede urbana do município, que, conforme o órgão, com o volume atual da barragem (31,55%), só teria água garantida para provento humano até agosto deste ano. Além disso, a Companhia ressalta que a ação visa manter a qualidade e quantidade de água utilizada no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), principalmente no cenário atual da pandemia do novo coronavírus.

Os moradores mostraram preocupação quanto à medida, temendo que a evacuação das águas do Fogareiro, que está com 17,80 milhões de m³ (15,08%), secassem o reservatório, desprovendo as localidades na zona rural localizadas nas proximidades do açude de segurança hídrica.

Na publicação, a Cogerh informa que o estudo realizado incluiu a “continuidade do abastecimento das comunidades rurais do entorno do açude, principalmente Vila de Fogareiro, Salgadinho e Poço da Pedra, que juntas demandam uma vazão de 8 litros por segundo (l/s)”.

A Companhia justificou que a medida foi acertada para realização e conclusão no prazo de 60 dias, tendo começado na última sexta-feira, 1º, com término previsto para o dia 30 de junho, com vazão 1,0 m³/s (1.000 litros por segundo), totalizando 5.184.000 m³. A ação, como enfatizou a nota, ocorre neste primeiro semestre em razão da perenização do açude Quixeramobim, como também, da quadra chuvosa, evitando perdas substanciais no transporte da água de um reservatório para o outro, cenário que seria diferente, caso o processo fosse logrado na segunda metade de 2020.

“O volume a ser transferido terá como objetivo complementar a vazão necessária para garantir a segurança hídrica da sede municipal e do HRSC, pois a Adutora do Açude Pedras Brancas não será desativada”, informou a nota do órgão.

Para conferir a nota completa, clique AQUI.

Repórter Ceará (Foto e vídeo: Evilândio Nunes)

1 comentário.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here