Lula diz que frase sobre coronavírus foi “infeliz” e pede desculpa

20 de maio de 2020 às 17:26
0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas pela declaração dessa terça-feira, 19, em que disse “ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus”, afirmando que a pandemia permitiu entender a necessidade do Estado. A frase foi dita em entrevista à revista Carta Capital. Por conta disso, Lula sofreu inúmeras críticas.

Em live nesta quarta-feira, 20, Lula afirmou que a escolha de palavras gerou o problema: “Eu, na verdade, se tivesse falando ‘infelizmente’, em vez de ‘ainda bem’… Tentei usar uma palavra para explicar, que no menosprezado SUS, é no auge da crise que a gente começa a descobrir a importância da instituição. Eu sei uma frase totalmente infeliz que não cabia”, afirmou o ex-presidente.

Lula ressaltou que sabe o “sofrimento que causa a pandemia, não poder enterrar seus parentes” e enfatizou a importância do isolamento social: “Acredito piamente que enquanto não tiver remédio a melhor solução para não pegar a doença é ficar em casa.”

“Se algumas pessoas ficaram ofendidas eu peço desculpas, porque a frase não cabia naquilo que eu queria falar. Eu queria dizer que o Estado – e somente o Estado – é capaz de resolver questões que o mercado não vai resolver. 63% de todos os leitos do SUS foram construídos no meu governo e da Dilma [Rousseff]. Peço desculpa pela expressão ‘ainda bem’, mas também não posso aceitar que a partir daí digam que eu tava comemorando a pandemia […] Eu quero aproveitar e ser solidário a todas as pessoas que têm parentes que morreram. Espero que, depois dessa desgraça toda, a gente possa ressurgir com um pouco mais de humanismo”, defendeu-se.

Repórter Ceará (Foto: Guilherme Santos)

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo