Home Política Bancada evangélica insiste em abertura de templos religiosos durante pandemia do novo...

Bancada evangélica insiste em abertura de templos religiosos durante pandemia do novo coronavírus

Lideranças religiosas do Ceará continuam pressionando deputados estaduais e vereadores de Fortaleza para a reabertura de templos evangélicos no Estado. Dessa forma, os mesmos seguem apresentando projetos que estabelecem como essencial as atividades das igrejas em período de calamidade pública. Umas das propostas mais recente é do pedetista, vereador Mairton Félix, membro de instituição evangélica na Capital cearense.

A proposta contém medidas que se estendem aos cultos ou rituais realizados fora dos templos, bem como aos envolvidos na gravação ou transmissão de celebração não presenciais.

Segundo o vereador, a intenção da proposta é evitar que as igrejas sejam fechadas em eventuais pandemias futuras. “Estes (templos) promovem o bem estar social e cura para a sociedade em todos os termos: espiritual, emocional e físico”.

O governador do Estado, Camilo Santana, assim como o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, estudam iniciar o processo de abertura da economia a partir do mês de junho. No entanto, de acordo com estudos científicos, espaços com maior potencial de aglomeração de pessoas, como estádios de futebol, cinemas, casas de shows e templos religiosos, devem ficar para uma última fase de abertura das atividades com público.

Na Assembleia Legislativa, os deputados Silvana Oliveira (PL), David Durand (Republicanos) e Apóstolo Luis Henrique (PP) – todos com ligação a igrejas pentecostais – apresentaram projetos semelhantes, que tinham como objetivo principal reabrir as igrejas no Ceará durante o isolamento social aplicado em todo o Estado pelo governador Camilo desde março passado. As medidas não foram sequer incluídas na pauta de deliberação pelo presidente da Mesa Diretora, José Sarto (PDT), que também é evangélico.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, além de Mairton, a vereadora Priscila Costa (PSC) também defende a abertura dos templos religiosos. Ela chegou a enviar ofício ao Governo do Estado propondo alternativas para que melhore o decreto relacionado às paralisações e garanta a liberdade religiosa, já que é um direito constitucional.

O presidente do Legislativo de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), que também é evangélico, tem defendido o cumprimento dos decretos do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana.

Repórter Ceará com informações do Blog do Edison Silva (Foto: Imagem Ilustrativa)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here