Home Política e Saúde Cid Gomes relata projeto que autoriza universidades a produzir equipamentos para combate...

Cid Gomes relata projeto que autoriza universidades a produzir equipamentos para combate ao coronavírus

O senador Cid Gomes (PDT-CE) relatou, durante a sessão remota do Senado Federal dessa quinta-feira, 28, projeto de lei de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) que autoriza universidades a produzir e doar equipamentos no combate à COVID-19. A proposta foi aprovada por unanimidade e segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

De acordo com a matéria, todas as instituições de ensino e pesquisa federais poderão utilizar suas instalações, pessoal e insumos para a produção de equipamentos que possam ajudar no combate ao coronavírus, como respiradores, máscaras, testes e álcool em gel. “Entendemos que as universidades federais devem ser consideradas importantes aliadas do Poder Público e da sociedade no enfrentamento da emergência de saúde pública”, destacou Cid.

O senador ressaltou que essas iniciativas já estão ocorrendo em universidades e centros de pesquisa de todo o País, “nos quais pesquisadores trabalham em busca de novos testes e remédios, montam protótipos de respiradores, produzem equipamentos de proteção individual (EPI), álcool em gel e outros desinfetantes”.

Cid Gomes citou diversas experiências bem-sucedidas em universidades brasileiras, como o caso do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que vai estudar novos métodos de detecção da ação do vírus no organismo, além de possíveis fármacos e está fabricando equipamentos médicos e EPIs por meio de impressão 3D.

A produção de EPIs pela Universidade Federal do Ceará (UFC) também foi citada pelo Senador. A UFC está produzindo, em parceria com o Governo do Estado, equipamentos que estão sendo destinados aos hospitais da rede pública estadual.

Confira a reportagem:

Repórter Ceará 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here