Home Solidariedade Contribuintes podem destinar Imposto de Renda à causa do Câncer Infantojuvenil da...

Contribuintes podem destinar Imposto de Renda à causa do Câncer Infantojuvenil da Associação Peter Pan

O prazo para declarar o Imposto de Renda do ano-base 2019 encerra-se no próximo dia 30 de junho. Em virtude da pandemia, a Secretaria da Receita Federal prorrogou o período, desta forma, o contribuinte que ainda não fez a declaração tem mais alguns dias para acertar as contas com o leão e transformar este ato cidadão em solidariedade. Pessoas físicas podem destinar até 3% do valor a pagar e/ou a receber para a Associação Peter Pan, ajudando milhares de crianças e adolescentes que lutam contra o câncer, tanto do Estado do Ceará, quanto de algumas regiões do Norte e do Nordeste.

Os valores com destino a instituição são revertidos para dar continuidade a execução dos 17 programas sociais realizados pela APP, além de contribuir para a conclusão do 2º andar do Centro Pediátrico do Câncer (Hospital Peter Pan), como explica a Coordenadora de Captação de Recursos da instituição, Admara Pinheiro. “Elevar o índice de cura e oferecer qualidade de vida aos pacientes e suas famílias faz parte da nossa missão e para isto precisamos estar em constante melhoria. O Imposto de Renda tem tido um papel fundamental na busca por esta realidade. O apoio da sociedade é cada vez mais imprescindível. Os valores destinados serão utilizados na conclusão do 2º andar do Centro Pediátrico do Câncer, que irá contar com dois centros cirúrgicos (um de médio e outro de grande porte), uma sala de recuperação com seis leitos e a expansão de mais três leitos de UTIs”, enfatiza ela.

A destinação do imposto de renda não se trata de uma doação. O declarante não estará pagando nada além do valor devido. A parcela que iria para a União será encaminhada para APP. Assim, a destinação não acarreta nenhum ônus fiscal para o contribuinte, pois trata-se de uma renúncia fiscal do Tesouro para um projeto social.

Outra vantagem é a garantia de onde o valor pago pelo cidadão está sendo empregado. A destinação possibilita a certeza que o dinheiro será designado para contribuir no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e o declarante pode acompanhar os resultados desse gesto humanitário.

Como destinar?

Passo 1: Faça sua declaração normalmente e apure seu imposto de renda pelo formulário completo

Passo 2: Após o preenchimento de todos os rendimentos tributáveis, acesse a Ficha da Declaração, clique no item Doações Diretamente na Declaração – ECA e clique no ícone Novo.

Passo 3: Escolha Estadual como Tipo de Fundo e em seguida selecione CE – Ceará como UF (Unidade da Federação). Na sequência o campo CNPJ será automaticamente preenchido pelo programa.

Passo 4: Observe no canto inferior direito o Valor Disponível para Doação. Então você copia esta quantia disponível para o campo Valor.

Passo 5: Agora vá para IMPRIMIR e emita a DARF em Doações Diretamente na Declaração – ECA.

Pague até a data de vencimento do documento para que seu gesto de solidariedade seja aceito pela Receita Federal.

Passo 6: IMPORTANTE! Depois de efetuar o pagamento envie uma cópia da DARF para doe@app.org.br ou (85) 99994-7328 (WhatsApp), permitindo que a Associação Peter Pan acompanhe sua destinação.

Associação Peter Pan

Concorrendo com outras 756 de instituições de todo o país, a Associação Peter Pan foi eleita a Melhor ONG do Brasil em 2019. A instituição presta assistência social a crianças e adolescentes com câncer em todo estado do Ceará e regiões do Norte e Nordeste. Atualmente, cerca de 2.500 pacientes são beneficiados pela ONG. Com 24 anos de história se tornou destaque pelo trabalho que realiza com o Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil e ações que viabilizam o Tratamento Humanizado, desenvolvido por meio dos 17 programas sociais existentes. Somente em 2019 foram mais de 116 mil assistências sociais.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here