Home Política Senado começa a discutir Lei das Fake News

Senado começa a discutir Lei das Fake News

Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a homenagear o Rotary International.rrMesa:rcuradora representante da Fundação Rotária, Brenda Cressey;rpresidente do Rotary International, Mark Daniel Maloney;rpresidente e requerente desta sessão de homenagem, senadora Leila Barros (PSB-DF);rdiretor do Rotary International, Mário Cesar Martins de Camargo;rcurador da Fundação Rotária, Hipólito Sérgio Ferreira;rgovernador do Distrito 4530 do Rotary International, Alberto de Souza Brito.rrFoto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Os senadores ainda vão definir em reunião de líderes a pauta desta semana. Entre os itens que poderão ser analisados está o projeto de lei (PL 2630/2020) que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, a chamada de Lei das Fake News.

O assunto é polêmico. Críticos desse tipo de proposta alegam que pode haver cerceamento à liberdade de expressão. Já os defensores argumentam que é preciso combater e punir quem dissemina notícias falsas e se vale da falta de uma regulamentação para atacar a honra de outras pessoas.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), pretende pedir mais tempo para discutir o projeto.

De autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e dos deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES), o texto estabelece que as plataformas estão sujeitas a sanções por não cumprirem obrigações legais como, por exemplo: prover relatórios transparentes; exigir a
rotulação de bots (aplicações de programa de computador que simulam ações humanas repetidas vezes de forma padrão, robotizada); ou destacar correções feitas por verificadores de fatos independente.

As sanções vão desde advertência, com indicação de prazo para adoção de medidas corretivas; multa; suspensão temporária das atividades; até proibição de exercício das atividades no país.

A MP 936, que permite a redução de salário e jornada e a suspensão do contrato de trabalho, também está pronta para ser analisada pelos senadores. Mudança feita pelos deputados prevê a prorrogação da desoneração da folha de 17 setores por mais um ano. Mas, segundo o líder do governo no Senado, a tendência é que os senadores discutam por mais tempo o assunto de submetê-lo a votação.

Repórter Ceará – Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here