Home Entretenimento ‘São João na rede’ vai reunir mais de 200 artistas em 14...

‘São João na rede’ vai reunir mais de 200 artistas em 14 dias de shows online e outras atrações

Ao menos duas centenas de artistas vão realizar o que já pode ser mensurado como o maior evento online da música regional. Ainda há nomes a confirmar, mas o ‘Festival São João na Rede – o forró que a gente gosta’, que começa no dia 12 de junho, terá 14 dias de uma programação com música, dança, oficinas, debates, poesia e rodas-de-conversa. Artistas de Brasília, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

O conteúdo voltado para a música regional nordestina torna o evento o principal do país nessa época em que, sobretudo a região, vive o mês das festas juninas, hoje suspensas por causa da pandemia provocada pela Covid-19.

O Festival tem dois objetivos: Oferecer uma grade de entretenimento com artistas regionais que levarão para dentro das casas o forró que alimenta o tradicional São João; e arrecadar donativos destinados a profissionais da cadeia produtiva do forró que estão em situação de vulnerabilidade por causa do isolamento social. Essas doações serão captadas e distribuídas através de plataforma eletrônica.

O ‘São João na Rede’ nasce do esforço conjunto entre Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Respeita Januário.

A ideia inicial para o Festival e o nome – ‘São João na Rede’ – partiram do coordenador do evento, artista e pesquisador, Climério de Oliveira: “A ideia é vincular o termo ‘rede’ à nossa tradicional rede de deitar nordestina e à rede de computadores chamada internet”, explica.

Climério tem o Batuque Book, site onde difunde sua produção artística – livros, artigos e discos (CDs e DVDs). Também é professor do Conservatório Pernambucano de Música e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A ideia, imediatamente aceita, ganhou a simpatia de grandes astros da música, que entraram na campanha de divulgação do evento, a exemplo de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lucy Alves e outros que continuam usando suas redes sociais para mobilizar o público.

Aberto ao apoio dos famosos, o Festival prioriza em seu elenco artistas não famosos que primam pelo forró tradicional.

Como será a ação solidária

O evento tem como um dos seus pilares o aspecto solidário. O público poderá realizar doações através de uma plataforma online de arrecadação.

Descontado o pagamento à plataforma de arrecadação, 70% dos recursos líquidos desse fundo emergencial solidário serão destinados aos profissionais da cadeia produtiva do forró que se encontram em situação vulnerável.

Os 30% restantes vão cobrir custos de produção do evento. As pessoas que residem em um dos 14 estados que participam do festival e que pretendem receber o benefício devem preencher o cadastro no site do evento – www.saojoaonarede.com.br – até o dia 30 de junho. Os coordenadores do evento vão avaliar e selecionar os que serão beneficiados.

Os dois primeiros dias do festival serão 12 e 13/6. Depois, todas as datas de 18 a 29.

A organização em cada local ficou sob a orientação dos coordenadores estaduais do Fórum do Forró de Raiz. Esses elencos estão sendo fechados, o que deve ser finalizado até a segunda-feira, 8.

Transmissões:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCLTmjPQd1_Ftax_aC1zk05A
Instagram: https://www.instagram.com/saojoaonaredefestival/
Facebook: https://www.facebook.com/saojoaonaredefestival/
Tweeter: https://twitter.com/saojoaonarede
Site oficial: www.saojoaonarede.com.br

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here