Home Comentários 1 Minuto com Sérgio Machado – Festas de Santo Antônio em tempos...

1 Minuto com Sérgio Machado – Festas de Santo Antônio em tempos de pandemia

A igreja, as praças e as ruas estão vazias. Essa é uma cena incomum a uma cidade acostumada às típicas movimentações que marcam o mês de junho. E por ser incomum, também é uma cena que causa estranheza naqueles que, como eu, cresceram vendo essa agitação que tomava conta das ruas quando a Igreja festejava o santo padroeiro da cidade.

Reunidos em caminhadas, novenas, missas e outras celebrações – todas elas animadas com fogos de artifício e gritos de aclamação – os devotos de Santo Antônio se aglomeravam, formando multidões, cujo propósito principal era expressar a fé naquele que é venerado como um dos mais importantes santos da tradição católica.

Mas este ano, a agitação deu lugar à calmaria. Com a chegada do novo coronavírus, o aumento do número de mortes e o surgimento de novos casos todos os dias, as festas do padroeiro não foram canceladas, mas tiveram que ser transformadas para se adequarem aos novos tempos de pandemia. Por isso, a Igreja decidiu converter as transmissões online no seu principal instrumento de devoção.

Antes em grupos, agora sozinhos, os devotos do padroeiro podem utilizar a internet para se conectar espiritualmente com seus irmãos na fé, acompanhando juntos cada uma das celebrações temáticas de Santo Antônio. Do outro lado da tela, estarão os sacerdotes impulsionados pelo novo desafio de pregar a um povo com medo em um templo vazio.

É claro que nada do que é proporcionado pelas novas tecnologias se compara às reuniões presenciais, ao calor humano e à vibração coletiva com os quais estamos acostumados. Mas também é claro que, em um dado momento, tudo isso vai passar.

E se nós olharmos a questão por outro ângulo, perceberemos, sem muita dificuldade, que este tempo anormal é uma oportunidade única de experimentar uma profunda reflexão pessoal e de reencontro consigo mesmo, duas experiências que têm o potencial de nos preparar para expressar a nossa fé com mais sinceridade, confiança e gratidão.

Então, me uno a todos vocês em oração e espero que quando tudo isso passar possamos estar novamente juntos celebrando a fé e a união!

1 Minuto com Sérgio Machado (Foto: Divulgação/DN)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here