Home Polícia Federal Casas Lotéricas no Ceará clonaram cartões de beneficiários do auxílio emergencial; PF...

Casas Lotéricas no Ceará clonaram cartões de beneficiários do auxílio emergencial; PF realiza operação

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira, 10, para combater fraudes em relação a saques indevidos do auxílio emergencial ocorridas no Ceará e em São Paulo.

A Operação Covideiros cumpre oito mandados de busca e apreensão, sendo cinco em São Paulo e 3 no Ceará, nos municípios de Morrinhos, Quixeré e Russas. Na capital paulista ainda estão sendo cumpridos dois mandados de prisão temporária. Todos foram expedidos pela 4ª Vara criminal da Justiça Federal de São Paulo. Nestas cidades, as casas lotéricas clonavam dados de beneficiados com o valor de R$ 600.

Crime

Conforme a assessoria do órgão, os crimes são cometidos por uma associação criminosa que atua, resumidamente, da seguinte forma: os dados de cartões cidadãos pertencentes a reais beneficiários são clonados em casas lotéricas no Ceará. Em sequência, são produzidos cartões clonados com tais dados no estado de São Paulo. Posteriormente, as senhas vinculadas aos cartões clonados são recadastradas em casas lotéricas localizadas na zona leste de São Paulo (os funcionários dessas casas lotéricas são cooptados pela associação criminosa, recebendo instruções remotamente e auferindo parte dos lucros gerados com as fraudes). Tal ato possibilita que os fraudadores efetivem os saques ambicionados e evita que o real beneficiário usufrua do valor que é seu de direito. Por fim, são arregimentadas pessoas que, de posse de inúmeros cartões clonados, dirigem-se ao autoatendimento de agências bancárias, em horários de pouca movimentação, e realizam os saques e tentativas de saques com os cartões clonados.

Penalidade

Os investigados responderão por furto qualificado e associação criminosa, podendo pegar até 11 anos de prisão.

A operação foi denominada Covideiros, pois é assim que os fraudadores desse benefício, concedido em virtude da pandemia de Covid-19, têm sido chamados pelos órgão de persecução penal.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here