Home Sobral Plano de retomada da economia de Sobral conta com quatro fases e...

Plano de retomada da economia de Sobral conta com quatro fases e considera ocupação de leitos e taxa de contaminação

Na noite dessa sexta-feira, 19, a Prefeitura de Sobral promoveu a apresentação do plano de retomada das atividades produtivas e respectivas regras de flexibilização do distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus. Em transmissão no YouTube, Fábio Cidreira e Nildo Wilson, da Consultoria Facamm Resultados, falaram sobre os estudos realizados em Sobral que definiram as regras para retomadas das atividades econômicas.

O modelo proposto sugere indicadores que contemplam as duas dimensões de maior relevância para o monitoramento da pandemia: capacidade do sistema hospitalar e propagação da doença. Sendo assim, as fases serão iniciadas caso se enquadrem nas seguintes definições:

– Fase 1 “Alerta” (com grau rígido de restrições)

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 igual ou superior a 80%; taxa de contaminação (número de novos casos) acima de 2; taxa de internação acima de 1,5.

– Fase 2 “Transição”

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 entre 70% e 80%; taxa de contaminação (número de novos casos) acima de 2; taxa de internação entre 1 e 1,5.

– Fase 3 “Iniciando a flexibilização”

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 entre 60% e 80%; taxa de contaminação (número de novos casos) entre 1 e 2; taxa de internação entre 0,5 e 1,0.

– Fase 4 “Ampliando a flexibilização”

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 abaixo de 60%; taxa de contaminação (número de novos casos) abaixo de 1; taxa de internação abaixo de 0,5.

A fase de transição deve durar sete dias e inicia imediatamente após o fim lockdown. Os setores que podem continuar abertos ou retornar às atividades são:

– Atividades essenciais (saúde): hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), maternidades, clínicas médicas, clínicas veterinárias, hospitais veterinários, consultórios, óticas, clínicas odontológicas (urgência e emergência), laboratórios clínicos, farmácias e drogarias, serviços vinculados à saúde.

– Alimentação (somente para entregas, proibido consumir no local): restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, sorveterias, adegas, lojas de conveniência, food Trucks.

– Comércio de gêneros alimentícios: Hipermercados/supermercados/minimercados /mercearias; açougues e peixarias, hortifrutigranjeiros, vendedores ambulantes de hortifrutigranjeiros, centros de abastecimento de alimentos, lojas de venda de alimentação para animais (pet shops), lojas de venda de água mineral, lojas de suplementos. Observação: o Mercado Público está passando por reformas, por isso, continuará fechado.

– Serviços de transporte: táxis, aplicativos de transporte, serviços de transporte individual e de entrega de produtos, locação de veículos, estacionamentos (sem manobristas), oficinas mecânicas, oficinas elétricas, borracharia, lava-rápidos

– Construção civil: Casas de material de construção, usinas de concreto, obras com até 100 operários.

– Assistência técnica: eletrônicos e tecnologia da informação

– Abastecimento: armazéns, distribuidores de gás, postos de combustível, lavanderias e prestação de serviços de limpeza, comércio de material de limpeza, agências bancárias, casas lotéricas, agências, postos e unidades dos Correios

– Serviço público: cartórios (com agendamento), concessionárias de água e luz.

– Comércio: lojas de material de construção, concessionárias de veículos, funerárias e serviços relacionados.

– Artigos de couro e calçados (trabalho presencial 20%): fabricação de calçados e produtos de couro

– Outros serviços: hotéis e similares.

Para que as atividades possam voltar sem aumento no número de casos de Covid-19, cada segmento terá que observar no plano qual protocolo de segurança deve seguir.

O plano de retomada pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de Sobral. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: planoretomada@sobral.ce.gov.br.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here