Home Sertão Central Canindé volta a adotar lockdown por recomendação do Governo do Estado

Canindé volta a adotar lockdown por recomendação do Governo do Estado

O município de Canindé, no Sertão Central, voltou a adotar lockdown após recomendação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesse sábado, 27. A cidade já havia passado por isolamento social rígido de 22 a 31 de maio.

Segundo a secretária de Saúde de Canindé, Islayne Ramos, o município vive o momento mais complicado da pandemia. “Nós, há 15 dias, entramos na fase de transição. Infelizmente, após reunião com a Sesa e analisando os índices epidemiológicos desse período, foi visto que tivemos um avanço negativo em relação ao enfrentamento da pandemia”, destacou a titular da Saúde.

De acordo com Islayne, três indicadores foram levados em consideração para que Canindé voltasse ao lockdown: óbitos, ocupação de leitos e a quantidade de pessoas transferidas que necessitavam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como as notificações. Atualmente, a cidade conta com 1240 confirmados, 37 óbitos, 826 recuperados e 1111 em investigação.

“Quem está acompanhando, diariamente, o boletim da Secretaria de Saúde, viu que nesses últimos dias nós apresentamos uma quantidade maior de óbitos, proporcionalmente em relação ao início da pandemia. Um outro indicador levado em consideração foi a ocupação dos leitos de enfermaria e UTI. Nessa semana, nós chegamos a colapsar por duas vezes, ou seja, passamos dois dias com todos os leitos ocupados. O terceiro fator foi a quantidade de pessoas transferidas que necessitavam de UTI”, esclareceu a secretária.

A prefeita Rozário Ximenes explicou a situação de Canindé: “Nós estivemos entre as 10 cidades mais afetadas, mas, na semana passada, fomos uma das que mais apresentou recuperados. No entanto, nessa semana, o governador viu que fomos o município que mais transferiu e registrou óbitos em tão pouco tempo”.

O intuito da medida, segundo a gestora, é para salvar vidas e conscientizar a população. Na ocasião, ela se solidarizou com as famílias que perderam algum ente durante a pandemia.

“Para que possamos resolver o problema da nossa Saúde, a gente tem que, primeiro, cuidar da nossa casa, da nossa família e de vocês. Eu estou aqui pedindo. Não é perseguir o comércio, nem o agricultor. É salvar vidas. Nós estamos em uma onda que, ao invés de diminuir, está aumentando”, declarou Rozário.

As medidas mais restritivas de isolamento social em Canindé passarão a valer a partir desta segunda-feira, 29, quando entrará em vigor o novo decreto do Governo do Ceará, o 33.637/2020.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação/Prefeitura de Canindé)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here