Home Sertão Central Com acúmulo de contas, comerciantes de Banabuiú pedem reabertura gradual do comércio

Com acúmulo de contas, comerciantes de Banabuiú pedem reabertura gradual do comércio

Um vídeo publicado nas redes sociais na última quinta-feira, 25, por comerciantes de Banabuiú, no Sertão Central, pedem para que o município reveja a situação do comércio local que encontra-se com as atividades paralisadas há mais de três meses.

A maioria das cidades do Ceará passam pela fase de transição do Plano de Retomada da Economia no Estado, não sendo permitida a reabertura de serviços que não são considerados essenciais, fato que inclui lojas de roupas, móveis, eletrodomésticos e outros.

“Estamos há mais de três meses com nossas lojas fechadas, e isso está nos deixando em pânico, apavorada, porquê nós temos muitas contas a pagar”, relatou uma comerciante no vídeo. Elas sugeriram o retorno das atividades comerciais da forma em que vinham trabalhando antes, adotando todas as medidas necessárias orientadas pelas autoridades sanitárias. Para tentar manter o quadro funcional de sua loja, umas das comerciantes relatou que “suas funcionárias estão recebendo apenas metade do salário”.

O fato é preocupante, como relatou uma das empreendedoras, em razão do seu comércio ser a sua única fonte de renda. “Não temos outra renda, nem todos tiveram direito ao auxílio emergencial, como é o meu caso, e eu quero que o prefeito reveja a nossa situação, o que pode ser feito”. Outra comerciante disse ainda que os comércios e a população não tiveram o direito de ter sequer uma conta de água isenta”.

Ainda segundo apurado pelo Repórter Ceará, os comerciantes afirmam que “há trinta dias tentam contato com o prefeito e até o momento não tiveram retorno”. Um plano de retomada, incluindo horário de funcionamento reduzido com uso de máscaras e álcool em gel para os clientes, feito em conjunto com a Câmara de Vereadores e os comerciantes, foi encaminhado para o prefeito e a Secretaria de Saúde, mas não foi respondido.

Confira o vídeo:

Sem resposta do poder público, nesta segunda-feira, 29, novos vídeos foram gravados pelas comerciantes do município.

Repórter Ceará 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here