Home Entretenimento Pernalonga, um dos mais importantes personagens da animação, chega aos 80 anos

Pernalonga, um dos mais importantes personagens da animação, chega aos 80 anos

Pernalonga completa 80 anos no dia 27 de julho

Pernalonga faz 80 anos nesta segunda-feira, 27. Mas é impossível dizer que o coelho símbolo dos estúdios Warner tenha amadurecido nesse tempo. Em “The Wild Hare”, sua animação de estreia lançada nas matinês dos cinemas americanos em 27 de julho de 1940, ele já nasceu com a personalidade espertalhona imutável que o consagrou.

Quando se fala em personagens de desenho animado, ele só é comparável ao Mickey de Walt Disney. Mas Pernalonga estrelou um número maior de filmes no cinema, mais de 200.

Bugs Bunny, seu nome original, passou a vida sem que a Warner desse um veredito sobre ele ser um coelho (“rabbit” ou “bunny”, em inglês) ou uma lebre (“hare”), alternando as nomenclaturas em roteiros.

Como vários heróis de animação da Warner, Pernalonga surgiu de criação coletiva. Um coelho frequentou muitos curtas do estúdio entre 1936 e 1939, mas a paternidade oficial ficou com o animador e diretor Tex Avery, que definiu o nome, o visual e a personalidade dele em “The Wild Hare”.

Avery tinha 38 anos e trazia no currículo o sucesso dos desenhos do porquinho Gaguinho e do pato preto Patolino.

Desde a estreia, Pernalonga era diferente de Mickey (e qualquer outro) porque estava adiante no tempo. Foi o primeiro dos desenhos dedicados ao público infantil a ser curtido por gente grande sem que adultos precisassem despertar a criança dentro de si.

Alguns pais se divertiam mais com ele do que os filhos. O filão de humor em desenhos para adultos só se desenvolveria bem depois, nos anos 1990.

Pernalonga é o primeiro trapaceiro a se dar bem na cultura pop. Até os anos 1970, os bandidos em Hollywood nunca tinham sucesso. Mesmo interpretados por galãs charmosos, acabavam punidos no fim da história, como uma justiça moral imposta pelos estúdios. Isso só começou a mudar com “Golpe de Mestre”, de 1973, quando Paul Newman e Robert Redford conseguiram lucrar com suas falcatruas.

Pernalonga é malandro, enganador mesmo, e sempre sai por cima nos confrontos com outros personagens. Ele mente, é arrogante, dissimulado, se veste de mulher, finge ser o que não é, prepara armadilhas. E, no final, todos gostam dele.

Repórter Ceará com Folha de Pernambuco

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here