Julho encerra com precipitações acima da média no Ceará

31 de julho de 2020 às 18:33
0

O mês de julho terminou com precipitações acima da normal climatológica, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com média observada de 27 milímetros, o desvio positivo foi de 76% em relação à média histórica, que é de 15,4 mm.

Com o fim do período da quadra chuvosa no Ceará, os registros de precipitações expressivas se tornam menos comuns. Porém, os dados apontam que esta é a segunda maior média registrada, atrás apenas de julho de 2017, quando choveu 30,7 milímetros no Ceará.

Agosto

Com o fim de julho, encerra-se também o período conhecido como Pós-Estação.

“Falando em climatologia, em agosto, a média de chuvas no estado cai para apenas 4,9 mm. E como os cearenses já sabem, vão se as chuvas e chegam os ventos mais fortes”, explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Neste próximo mês, os registros de rajadas de vento mais fortes são observados, principalmente, no litoral onde a intensidade dos ventos pode ultrapassar os 30km/h. “Bom para quem pratica esportes náuticos à vela; perigoso para os pescadores, pois o vento, além de mais forte, passa a soprar do continente para o oceano, dificultando o retorno do mar”, complementa a meteorologista.

A Funceme sugere uma atenção maior aos riscos causados por quedas de árvores e destelhamentos provocados pelas fortes rajadas de vento, que se tornam mais comuns nesse período. Vale ressaltar a cautela também com os baixos níveis de umidade relativa do ar, principalmente no interior do estado.

Repórter Ceará (Foto: Arquivo/Funceme)

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo