1 Minuto com Sérgio Machado – Eleições: A importância dos municípios!

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
5 de agosto de 2020 às 18:34

Como eu falei no último Minuto que gravamos, o município é uma peça muito importante dentro do quadro da política nacional. É papel dos governos municipais, por exemplo, a provisão de saneamento básico, a manutenção e a limpeza das vias públicas, o ordenamento do trânsito, e o mais importante: é responsabilidade municipal a garantia da educação de crianças e adolescentes, com a ajuda técnica e financeira do Estado e da União.

Além disso, temos o fato de que é nos municípios onde nascem as novas lideranças políticas que pouco a pouco vão conquistando novos espaços até alcançar o âmbito nacional. Isso significa que, nós, eleitores, temos a oportunidade e a responsabilidade de definir quem serão as novas lideranças que, no futuro, poderão ocupar cargos nos níveis estadual ou federal, vindo a colaborar com a condução e o desenvolvimento do nosso Estado ou País.

Em face de tudo isso, nós temos o dever cívico de escolher os candidatos que estejam devidamente alinhados com um projeto de desenvolvimento municipal que seja inteligente, mas, ao mesmo tempo, realista e não ilusório e fantasioso como muitas vezes temos visto. É importante que esses candidatos sejam idôneos, competentes e que demonstrem um verdadeiro compromisso e zelo com aquilo que é público.

O problema é que muitas vezes a nossa escolha se vê limitada por um número igualmente limitado de candidatos que carecem dos atributos necessários à boa liderança política e ao exercício eficiente da gestão da máquina pública.

Em outras palavras, o que quero dizer com isso é que o ato de votar bem depende da quantidade de bons candidatos, porque muitas vezes, temos que votar no que é menos pior para o nosso município e isso se torna prejudicial para todo o país, porque não podemos ignorar o fato de que muitas lideranças ruins que são conhecidas no cenário nacional foram eleitas primeiro no âmbito municipal.

Levando em conta essa realidade, neste ano, nós temos a responsabilidade de reafirmar o nosso compromisso com a causa pública; um compromisso que beneficie igualmente toda a sociedade, e não apenas alguns clientes e amigos de determinadas figuras políticas, porque quando a sociedade é prejudicada pela falta de investimento em uma unidade de saúde, por exemplo, todos nós também somos, independente do nível de instrução ou do status social.

1 Minuto com Sérgio Machado

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo