Home Claudenice Ramalho O que esperar dos times nordestinos no Brasileirão?

O que esperar dos times nordestinos no Brasileirão?

Vai começar o Campeonato Brasileiro mais de 3 meses depois do previsto devido a pandemia. A maioria dos campeonatos regionais ainda serão decididos, mas o foco dos clubes, principalmente os Nordestinos, se volta para a competição mais importante no país.

Na atual edição, Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport são os representantes do Nordeste na série A e tem como missão principal se manter na 1ª divisão ao final do campeonato. Mas, analisando as equipes e seus resultados de 2019 a 2020, o que podemos presumir sobre a campanha que cada equipe fará?

Por ordem alfabética, vou falar do Bahia. O Tricolor Baiano tem de longe o plantel mais cobiçado entre os Nordestinos. Com nomes como Rodriguinho, Rossi, Clayson e Gilberto, o Bahia tem como principal missão lutar para conseguir grandes posições entre os 10 primeiros. Mesmo com tanto poder de fogo, o Técnico Roger Machado não vem conseguindo fazer o time render como esperado, e a dolorosa perda do título do Nordestão para o Ceará incomodou bastante os tricolores. Mas, se os jogadores conseguirem jogar no nível que se espera deles, o Esquadrão de Aço conseguirá, sem dúvidas, uma ótima colocação.

Já o Ceará está tendo um 2020 bem mais saboroso que 2019. A equipe já levantou uma taça no ano. Atualmente, o time tem um elenco bem superior em relação a anos anteriores, e precisa provar isso em campo fazendo uma grande campanha. Esta será a terceira participação seguida do Vovô na série A, um feito que já é histórico mas com a empolgação do último título conquistado, a torcida espera muito além da briga pelo não rebaixamento, quem sabe a classificação para a sul-americana ou uma pré-libertadores. Tudo é possível.

O Fortaleza viveu em 2019 o ano dos sonhos, levantou duas taças, a do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste, e por último e não menos importante, conquistou a classificação para a sul-americana, pela primeira vez em sua história. Para este ano, perdeu peças que fizeram a diferença no ano passado como Edinho, Marcinho, Júnior Santos e Kieza, mas manteve boa parte do elenco. Além disso, trouxe jogadores que podem fazer a diferença como Edson Cariús, destaque do Ferroviário; Yuri César, cria da base flamenguista e que pode ter um grande futuro no futebol; o atacante David, ex-Cruzeiro; e Tiago Orobó, um fazedor de gols que se destacou no América de Natal. Vamos aguardar para ver se o Leão do Pici repetirá a boa campanha anterior ou quem sabe, alçará voos maiores.

O Sport é o único da lista que é recém promovido à primeira divisão do Brasileiro. Vem de uma campanha muito boa na Série B 2019 com 17 vitórias, 17 empates e apenas 4 derrotas. É bem verdade que não vive atualmente um bom momento, vem da pior classificação de sua história no Pernambucano e chegou apenas até as quartas de finais da Copa do Nordeste. Mas, com nomes conhecidos como Hernane “Brocador”, Iago Maidana, Patrick e Elton, o rubro-negro pode ir de possível rebaixado a ocupar posições na parte de cima da tabela, afinal, nós já vimos isso acontecer.

Fato é que o Brasileirão é extenso e o prognóstico pode mudar completamente e termos grandes surpresas, sejam elas ruins ou boas para os Nordestinos. Mas, a permanência/boas campanhas dos clubes acima citados, fazem muito a diferença na valorização do esporte da região a nível nacional. E devemos torcer, além do meu time ou do seu que está lendo, para os outros clubes do Nordeste.

Boa sorte ao Bahêa, Vozão, Leão e Leão da Ilha. E que venha o Brasileirão!

Claudenice Ramalho
Secretária Executiva da Fundação Canudos e administradora pública

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here