Home Recursos Hídricos Recuperação de barragem em Jati é concluída

Recuperação de barragem em Jati é concluída

O ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, informou, na manhã desta segunda-feira, 31, por meio das redes sociais, que a recuperação do talude da barragem de Jati, no Ceará, foi concluída. O reservatório, que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), sofreu um dano na sua estrutura após a ruptura de uma tubulação no dia 21 deste mês.

Nesta terça-feira, 1º, começará a perícia que vai apurar o causou o rompimento. O relatório com o resultado deve ficar pronto em até 21 dias. Para a investigação, foi contratada uma empresa independente. A obra foi concluída em 2018, entregue pelo grupo Serveng. O rompimento ocorreu um dia após a inauguração, que contou com a presença do ministro Marinho.

O incidente causou a remoção de 2 mil pessoas de áreas sob risco o reservatório. A situação causou tumulto e, no dia seguinte ao episódio, uma comitiva com o próprio Rogério Marinho e o governador Camilo Santana (PT) visitou a cidade. As famílias retornaram após 72 horas do rompimento do conduto.

Os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estão monitorando, diariamente, a barragem e atestam a segurança. A obra de recuperação durou dez dias, conforme previsão inicial. Ao todo, foram aproximadamente 100 máquinas e cerca de 200 trabalhadores envolvidos nas intervenções, que se revezaram em três turnos para cumprir o prazo.

Já as reestruturações do conduto que rompeu e demais obras afetadas como a casa de força ainda está sendo avaliado, segundo o MDR. A retomada do transporte das águas pelo Eixo Norte segue sem previsão, enquanto os testes para o Cinturão das Águas do Ceará não foram afetados.

Repórter Ceará com informações do G1-CE (Foto: Edson Freitas)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here