1 Minuto com Sérgio Machado: De tijolos a roupas, quanto vale o seu voto?

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
21 de setembro de 2020 às 15:43

Diferente das eleições nacionais, são nos pleitos municipais que ocorrem as principais práticas de corrupção: a compra de votos velada pela sombra do assistencialismo. Sendo comum em qualquer lugar, é nas camadas mais carentes da população que os políticos encontram o escape para oferecer serviços e favores em troca do tão famoso “vote em mim”.

Milheiro de tijolos, telhas, dinheiro para pagar dívidas em atraso e até roupas ou qualquer outra peça de vestuário são, muitas vezes, as “moedas” de câmbio comuns entre os eleitores e os postulantes a cargos públicos.

Mesmo que a legislação eleitoral seja rigorosa e a corte superior, o TSE, desenvolva campanhas em todos os períodos de pleitos, não é possível fiscalizar todas as ações irregulares que ocorrem no processo. Por isso, a consciência dos atos é o principal fator que deve entrar em cena para evitar tais ilegalidades.

A culpa, nesses casos, é tanto dos políticos quanto dos eleitores. O primeiro, por se aproveitar da necessidade de alguém. Já o segundo, por esquecer que o voto é o maior poder que a democracia dá para um povo, e entra em um sistema corrompido, que macula a imagem do pleito eleitoral, um dos momentos mais importantes de um município, estado e nação, onde serão escolhidos os representantes da sociedade.

Lembremos que a política existe para o bem de todos, portanto, o político deve servir ao povo, através de seu mandato, e não o contrário. Pensando nisso, responda: Quanto vale o seu voto?

Confira mais comentários na coluna de Sérgio Machado clicando AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo