Quando é o Dia do Radialista?

21 de setembro de 2020 às 09:29

O Dia do Rádio e o Dia do Radialista já foram comemorados juntos, em 21 de setembro, que é também o Dia da Árvore. Isso ocorreu em razão de decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1945, que fixou níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.

Em 1980, no IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado o Dia do Rádio. Na ocasião, foi escolhido o dia 25 de setembro, sendo a data de nascimento de Edgard Roquette-Pinto, médico, antropólogo e professor, nascido em 1884, e que fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1923.

A partir disso, o dia 21 de setembro ficou para ser comemorado o Dia do Radialista e, em 25 do mesmo mês, o Dia do Rádio.

No entanto, virtude de outro decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi instituído o dia 07 de novembro como sendo a data a ser homenageado o radialista, mesmo dia do nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo