Home Economia e Meio Ambiente Escolas de Quixeramobim, Canindé e de mais 30 cidades da rede pública...

Escolas de Quixeramobim, Canindé e de mais 30 cidades da rede pública estadual vão receber placas solares

MONTAGEM DE PLACAS DE ENERGIA SOLAR;SUSTENTABILIDADE;ENERGIA LIMPA;SOL;PLACAS; FOTO: © DEIVYSSON TEIXEIRA/ CAGECE

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Infraestrutura, está realizando licitação para a instalação de módulos fotovoltaicos para geração de energia solar em 32 escolas públicas estaduais. A entrega de propostas de interessados ocorrerá nesta quarta-feira, 23. O certame, do tipo Maior Desconto, acontecerá na Central de Licitações do Estado, às 9h30. O investimento previsto será de R$ 9,1 milhões, do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (Fiee).

O projeto prevê a aquisição, instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos em escolas da rede pública estadual, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões administrativas do Ceará. Foram utilizados critérios técnicos para a escolha das instituições, como maior consumo e retorno do investimento. O Fiee, administrado pela Seinfra, existe para incentivar a geração de energia, tendo como base fontes renováveis, bem como buscar, cada vez mais, a eficiência do uso da energia, modernizando as instalações elétricas do Governo do Estado.

Os sistemas serão instalados de acordo com cronograma estabelecido pela Seinfra, a partir de proposta apresentada e aprovada pelo Comitê Gestor do FIEE, com início previsto para ainda este ano e conclusão em 2022.

A implantação dos sistemas é resultado da atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. Hoje o Ceará é líder no Nordeste em geração solar e está no grupo de liderança em geração distribuída, que é a energia gerada pelo próprio consumidor, a partir de fontes renováveis, sendo o terceiro em geração solar distribuída no país.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here