Home Sérgio Machado 1 Minuto com Sérgio Machado: Camilo será beneficiado com as eleições de...

1 Minuto com Sérgio Machado: Camilo será beneficiado com as eleições de 2020

FORTALEZA, CEARA 13.09.2018 EXCLUSIVO POLITICA - CAMILO SANTANA / ELEICAO 2018 - Governador do Estado do Ceara, Camilo Santana (PT- CE), durante entrevista no escritorio da Residencia Oficial do Governo, no bairro Aldeota, em Fortaleza. FOTO JARBAS OLIVEIRA/ESTADAO

A correnteza das eleições de 2020 irá desaguar dentro do Governo do Ceará, beneficiando o governador Camilo Santana, do PT. Isso, porque, caso os candidatos a prefeito de partidos que compõem a base aliada do gestor estadual sejam eleitos, Santana deve ter oposição consideravelmente pequena a partir de 2021.

Analisando por partido, o PDT é a maior sigla do Ceará, seguida por PSD e PP. Eles estão em quase todos os municípios cearenses e onde os três partidos não caminham juntos, há algum candidato representando cada legenda. Para exemplificar, há o caso de Quixeramobim, onde PDT e PSD, juntos, lançarão um candidato a prefeito, assim como o PP. Ainda há o PT, partido de Camilo, que caminha com o MDB, de Eunício Oliveira, aliado ao governador. No município, PTC e Pros, que possuem seus próprios nomes ao Executivo, não fazem parte da base aliada de Santana.

Nesse viés, e considerando um cenário em que os partidos de situação consigam a maioria das prefeituras cearenses, Camilo estará em uma posição confortável, o que permitirá, em 2022, uma estrutura mais robusta quando o chefe do Executivo cearense deverá indicar o nome que irá sucedê-lo no Governo Estadual.

Seja nesse caminho ou não, fato é que muitas alianças costuradas neste ano e até o apoio do PSDB a José Sarto em Fortaleza, candidato do PDT, mostram que a oposição no Ceará, desde as eleições 2018, está ficando cada vez menor.

Confira mais comentários na coluna de Sérgio Machado clicando AQUI.

Foto: Jarbas Oliveira

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here