Home Terezinha Oliveira Patrimônio Cultural de Itapiúna – A Capela de Itans

Patrimônio Cultural de Itapiúna – A Capela de Itans

Várias são as formas de conhecermos a história dos lugares; através da literatura escrita, da oralidade dos antigos moradores, nos registros de cartórios, paróquias e dioceses, entre outros. Algumas referências estão nos vestígios arqueológicos e paleontológicos e também nos mapas de várias épocas.

Entre os mais relevantes testemunhos da trajetória de um local estão as edificações. As igrejas, os casarões, as estruturas produtivas, mercados, praças e até jazigos traduzem em sua arquitetura os costumes das épocas remotas. No Ceará poucas Cidades preservam seu patrimônio edificado. Icó, Aracati, Viçosa do Ceará, tem a felicidade de manter um conjunto arquitetônico de belos traços.

O município cearense de ITAPIUNA é detentor de um valioso Patrimônio Cultural Edificado. No distrito de ITANS, situado a 9 km após a Sede Municipal, os quais são percorridos por estrada carroçável, se encontra a IGREJA DE N. S. DA CONCEIÇÃO construída pelos índios, sob orientação dos Jesuítas, entre os anos de 1720 a 1740, sendo a 2ª mais antiga do Ceará. Há outro dado histórico que foca essa Capela; segundo Francisco Andrade Barroso em seu Livro “Igrejas do Ceará”: em 1824 ocorreu nesse Lugar a prisão de Antônio Bezerra de Souza Menezes – Comandante das Armas da Confederação do Equador.

Recentemente, o referido templo católico foi restaurado, recompondo peças desgastadas e/ou retiradas com o mesmo tipo de material. Também foram respeitadas as marcações das sepulturas identificadas durante as escavações. Atualmente a Igreja é tombada por Lei Municipal e a Comunidade espera o tombamento a nível Estadual e Nacional, pois além da originalidade estrutural há um rico acervo artístico tais como santos barrocos, com destaque para a imagem original de sua padroeira, datada do sec.XVIII e as pinturas do forro e do altar-mor, púlpito e retábulo, constituindo parte importante do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará.

Ao concluir esse artigo expresso minha gratidão ao professor Edvânio Anastácio, pela indicação do tema e apoio na obtenção das informações. Estendo os agradecimentos ao professor Matheus Ferreira, e as universitárias Maelly Andreza Alves da Silva e Rairla Fernandes Cavalcante, responsáveis pelos registros fotográficos atualizado.

Confira mais artigos na coluna de Terezinha Oliveira clicando AQUI.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here