Patrimônio Cultural de Itapiúna – A Capela de Itans

Terezinha Oliveira • Colunista do Repórter Ceará
12 de outubro de 2020 às 10:13 0

Várias são as formas de conhecermos a história dos lugares; através da literatura escrita, da oralidade dos antigos moradores, nos registros de cartórios, paróquias e dioceses, entre outros. Algumas referências estão nos vestígios arqueológicos e paleontológicos e também nos mapas de várias épocas.

Entre os mais relevantes testemunhos da trajetória de um local estão as edificações. As igrejas, os casarões, as estruturas produtivas, mercados, praças e até jazigos traduzem em sua arquitetura os costumes das épocas remotas. No Ceará poucas Cidades preservam seu patrimônio edificado. Icó, Aracati, Viçosa do Ceará, tem a felicidade de manter um conjunto arquitetônico de belos traços.

O município cearense de ITAPIUNA é detentor de um valioso Patrimônio Cultural Edificado. No distrito de ITANS, situado a 9 km após a Sede Municipal, os quais são percorridos por estrada carroçável, se encontra a IGREJA DE N. S. DA CONCEIÇÃO construída pelos índios, sob orientação dos Jesuítas, entre os anos de 1720 a 1740, sendo a 2ª mais antiga do Ceará. Há outro dado histórico que foca essa Capela; segundo Francisco Andrade Barroso em seu Livro “Igrejas do Ceará”: em 1824 ocorreu nesse Lugar a prisão de Antônio Bezerra de Souza Menezes – Comandante das Armas da Confederação do Equador.

Recentemente, o referido templo católico foi restaurado, recompondo peças desgastadas e/ou retiradas com o mesmo tipo de material. Também foram respeitadas as marcações das sepulturas identificadas durante as escavações. Atualmente a Igreja é tombada por Lei Municipal e a Comunidade espera o tombamento a nível Estadual e Nacional, pois além da originalidade estrutural há um rico acervo artístico tais como santos barrocos, com destaque para a imagem original de sua padroeira, datada do sec.XVIII e as pinturas do forro e do altar-mor, púlpito e retábulo, constituindo parte importante do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará.

Ao concluir esse artigo expresso minha gratidão ao professor Edvânio Anastácio, pela indicação do tema e apoio na obtenção das informações. Estendo os agradecimentos ao professor Matheus Ferreira, e as universitárias Maelly Andreza Alves da Silva e Rairla Fernandes Cavalcante, responsáveis pelos registros fotográficos atualizado.

Confira mais artigos na coluna de Terezinha Oliveira clicando AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo