1 Minuto com Sérgio Machado: Os brados de ‘já ganhou’ antes do fim da eleição

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
14 de outubro de 2020 às 17:57 0

Desde que foram anunciados e registrados os candidatos a prefeito, se ouve bastante o termo “já ganhou”, considerando a influência e o prestígio de alguns políticos, além de desconsiderar a força do opositor, talvez desgastada pelos anos de governo ou pelo postulante ser de primeira viagem. De qualquer maneira, cabe ao geral a seguinte observação: nada está confirmado até que se encerre a votação no dia da eleição.

As pesquisas eleitorais que estão sendo divulgadas aos poucos mostram, a exemplo de Fortaleza, boa parte do público indeciso, sem saber em quem votar. Isso se deve a diversos fatores: uma certa polarização partidária, a pandemia, a diminuição da visibilidade dos candidatos em 2020 e o aumento de opções de postulantes, expandindo o leque e criando a indecisão de que caminho seguir.

Em um comentário anterior, ressaltei a importância dos candidatos e partidos utilizarem as palavras com sabedoria nas propagandas eleitorais gratuitas em rádio e TV, pelo motivo de que essa é a última forma de divulgação de propostas e de mostrar o perfil do postulante ao Executivo. Os resultados desse período devem refletir na reta final do pleito deste ano, onde os indecisos decidirão o voto, causando a consolidação ou reviravolta no quadro pré-disposto pelas pesquisas.

Sejamos conscientes de que o apoio que um político possui não determina sua vitória, fato comprovado pelos últimos sufrágios de 2016 e 2018. Humildade é a palavra de ordem, para reconhecer que o outro também pode ter um número maior de eleitores e vencer o pleito. Que seja entendido, torcer ou apoiar não estende cartão verde para ultrapassar a linha de chegada, pois, até se contabilize o último voto, ninguém é vencedor.

Confira mais comentários na coluna de Sérgio Machado clicando AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo