Hemoce informatiza coletas externas em municípios do interior

16 de outubro de 2020 às 16:32 0

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, informatizou todo o processo de atendimento aos doadores em coletas externas realizadas nos municípios de Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Além de agilizar a captação de doações, a novidade traz mais comodidade para a população e extingue o uso do papel.

A informatização teve início em Fortaleza e nos hemocentros regionais localizados em Quixadá e Sobral. Com o investimento em tecnologia, as informações dos doadores são registradas em tempo real no Sistema de Banco de Sangue (SBS), desde o momento do cadastro até a realização da coleta. A coordenadora do Gerenciamento do Sistema do Ciclo do Sangue, Michele Castelo Branco, destaca as vantagens do processo.

“O principal benefício da coleta externa informatizada é a segurança, rastreabilidade, agilidade e redução de custos. As bolsas coletadas são cadastradas online no sistema. Isso permite que os setores trabalhem com maior rapidez, por exemplo. Enquanto acontece o processamento das bolsas em um setor, simultaneamente os laboratórios já conseguem passar os resultados.

Antes, com a coleta manual, uma ficha era preenchida e só depois os dados eram repassados para o sistema. Somente após esta etapa é que os procedimentos para liberação das bolsas tinham início. A doação levava, em média, de 24h a 48h para ser cadastrada no sistema.

“A informatização das coletas externas permite que, durante o processo da doação, todo o histórico do doador seja consultado. Isso garante a total rastreabilidade do processo dentro do sistema, com maior segurança para doadores e pacientes. A padronização da informatização em toda coleta da hemorrede do Ceará é um marco histórico”, disse Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce.

Repórter Ceará 

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Enquete

Considerando o cenário de pandemia na sua cidade, você se sente seguro em sair para votar no dia 15 de novembro?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo