Home Cultura Bienal Internacional de Teatro do Ceará começa nesta quarta, 04, com espetáculos...

Bienal Internacional de Teatro do Ceará começa nesta quarta, 04, com espetáculos on-line

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE realiza entre os dias 04 e 14 de novembro, a mostra internacional de espetáculos. O evento é gratuito e a transmissão da programação será através do canal do Youtube e Facebook BITCE.

Segundo a coordenadora do evento e da Escola Livre Teatro da Boca Rica, Rejane Reinaldo, as montagens trazem o tema “Mostra Teatro, Mito e História” para a cena com vieses que atravessam a história da humanidade. “A criação teatral é atravessada pelo mito, assim como toda a história da arte, a psicologia, diversos saberes e fazeres, tudo envolve o mito”, destaca Rejane.

As mesmas cidades que antes receberiam espetáculos presenciais, no Ceará, agora serão pontos de difusão do teatro on-line para espectadores/as do Brasil e do mundo. São três cidades envolvidas, Fortaleza, que terá no Estúdio do Teatro São José o ponto de transmissão dos espetáculos, e Sobral e Juazeiro do Norte como pontos de difusão.

Ao todo, de dezembro de 2019 até 14 de novembro de 2020, as atividades da BITCE reunirão 300 pensadores criadores e técnicos, nas 40 apresentações artísticas, de oito (8) países, Argentina, Espanha, França, Portugal, Peru, Chile, Itália e Brasil; e de nove (9) estados brasileiros, Acre, Pará, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Edição on-line

No primeiro dia do evento, nesta quarta-feira, dia 04, às 17h30, a solenidade de abertura vem com o espetáculo Périplo Varietés, do grupo Periplo Marionetas da Espanha. Em seguida, a partir das 19h, Quem matou Edward Munch, atuação e direção de Lucas Sancho, um espetáculo criado a partir da vida e obra do pintor norueguês Edvard Munch e sua pintura O grito. A programação continua no formato digital. Na quinta-feira, dia 05, às 17 horas, outra companhia da Argentina apresenta a peça Enderas Masugui – A viagem de Luisa. À noite, às 19 horas, A Sanfonástica Mulher Lona (Bahia/São Paulo) que mostra uma intervenção sonora em performance cênica circense.

O Ceará também está inserido na programação on-line. Na sexta-feira, dia 06, às 17 horas, em cena a atriz Daniella de Lavôr com a peça Florbela, do grupo Elas de Teatro (Ceará). No roteiro, a atriz revive vida e histórias baseados nos textos transcritos das cartas e do diário de Florbela Espanca.

A Bienal volta ao ar somente no domingo, dia 08, às 17 horas, com Iracema (Ceará), um espetáculo de dança voltado para o público infantil, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar. Logo em seguida, às 19h, o espetáculo EPA! Estudos para Quase Nada (Rio de Janeiro) que apresenta um estudo das máscaras balinesas inseridas no universo urbano.

Começo da semana bem cearense. Na segunda-feira, dia 09, às 17 horas, a BITCE traz para o público Notas de Uma Terra Devastada, que mostra um cenário lamentável e de destruição do meio ambiente, e a partir das 19 horas, o espetáculo Marias de Mandacaru que através da Dança Étnica Contemporânea (Tribal Fusion) referência a força da mulher do sertão transitando no passado, presente e futuro.

Chegando dia 10/11, terça-feira, às 17 horas, tem na grade de programação Jão, Uma História na Terra e no Mar, do grupo Bricoleiros de Teatro de Boneco. Na sequência das apresentações, a partir das 19 horas, o Manifesto Seresteiro, uma conversa cantada, uma cantacão de histórias da companhia de Belém do Pará.

E na quinta-feira, dia 12, às 17 horas, segue com o espetáculo Pas de Temps, da Companhia de Teatro Epidemia de Boneco. Logo após, às 19 horas, o público poderá assistir o drama #POLIFAZE_EDITH7X7, uma produção da Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Na sexta-feira, dia 13, às 17 horas, será transmitido o espetáculo DESCALÇA (CHILE), canção que mostra a jornada em que pessoas deixam para trás uma história para ter um novo recomeço. Um novo caminho. Em seguida, às 19 horas, vem o Grupo Ninho de Teatro com POEIRA (Ceará), que no roteiro vem com várias interrogações: do que somos feitos???

E o sábado, 14, é o dia do encerramento da BITCE. Às 17 horas, pelo estado de Rio de Janeiro, o espetáculo Quatro Momentos do Sol, uma produção de Lea Schmitt. E pela companhia de São Paulo, às 19 horas, a AFINAÇÃO I, peça baseada nos textos de Bertolt Brecht, Hegel, Marx e Simone Weil.

TEATRO ON-LINE

Em um formato híbrido, a BITCE se desafiou e conseguiu trazer para o formato on-line as experiências de artes cênicas e deixá-las como registro perene na internet. Além da disponibilidade do evento nos canais digitais, como registro, memória e pensamento da BITCE, será produzido o segundo livro catálogo abordando os mitos, a dramaturgia e seus desdobramentos na história, tal qual a BITCE de 2018. O lançamento dos dois livros está previsto para 2021.

“A nossa missão de proporcionar espaços formativos e a mostra sobre dramaturgia, mitos e suas criações/desconstruções está sendo cumprida. Como diz Aderbal Freire Filho, o teatro on-line veio para ficar e teremos um rico conteúdo disponível para ser apreciado”, ressalta Rejane. As palestras do Seminário Teatro e Mito, que aconteceram em setembro deste ano, bem como as multiresidências e experimentos cênicos ocorridos em novembro e dezembro de 2019, fazem parte da BITCE. Os seminários estão disponíveis no canal do Youtube e Facebook do evento.

Repórter Ceará 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here