Home Sertão Central Inaugurado em Quixadá o 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do...

Inaugurado em Quixadá o 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do Ceará

GOVERNADOR CAMILO SANTANA ENTREGA NOVA BASE DOS BOMBEIROS EM QUIXADA; PRIMEIRO BATALHAO DE COMBATE AOS INCENCIOS FLORESTAIS; QUIXADA; INCENDIO; SERTAO; © CARLOS GIBAJA/GOV DO CEARA

O clima seco predominante em grande parte do interior do Ceará favorece a incidência de incêndios em vegetação. De modo a dar mais agilidade no combate a incidentes como esse, foi inaugurada na manhã deste sábado, 07, em Quixadá, a sede do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do Estado do Ceará. O governador Camilo Santana fez a entrega, acompanhado do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Eduardo Holanda.

“Aqui é uma região sensível a queimadas. Além da presença do Corpo de Bombeiros, teremos em Quixadá o Batalhão que vai beneficiar no combate a incêndios florestais nesta região”, disse o governador na entrega da sede. “Estamos vizinhos ao Ciopaer, inclusive foi mais um compromisso assumido e que entregamos. Em Quixadá também inauguramos o Batalhão do Raio e todo o sistema de vídeomonitoramento. São investimentos importantes na área da segurança pública”, lembrou.

“Estamos investindo naquilo que é mais importante que é o capital humano, e também com o que há de melhor em equipamentos para esses profissionais trabalharem”, relatou Camilo Santana ao assinar o decreto que cria oficialmente o 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do Estado do Ceará.

O Batalhão instalado na região do Sertão Central possui 1400 m2 de área. A unidade foi construída pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) ao lado do Aeroporto de Quixadá, e custou cerca de R$ 2 milhões somando obra, viaturas, material operacional e mobília.

O secretário Sandro Caron agradeceu pelo permanente investimento que o Governo do Ceará tem feito no Corpo de Bombeiros. “Nós temos uma inovação com o primeiro quartel de combate a incêndio florestal”, enalteceu. “Além de atender a outras demandas do Corpo de Bombeiros, conta com homens altamente treinados para combate a incêndio florestal”.

Inicialmente, 20 bombeiros atuam no batalhão, efetivo que será ampliado. No local estão de prontidão duas viaturas operacionais, uma viatura nova de combate a incêndio e salvamento (ABTS), toda equipada, sendo uma das cinco primeiras adquiridas pelo Governo do Ceará com este perfil, podendo atuar tanto no combate a incêndio como na busca e salvamento; e outra viatura do tipo pick-up 4×4 equipada com bomba-tanque portátil de incêndio florestal concebida para melhorar o tempo de resposta das ocorrências além de combater focos de fogo em locais de difícil acesso.

Comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Eduardo Holanda enfatizou que além de profissionais qualificados, o batalhão conta com equipamentos de primeira linha. “Vamos conseguir atender a todas as especialidades do Corpo de Bombeiros e com um plus: as ações de combate a incêndios florestais. Até pela localização geográfica, em um município no centro do estado, vem sem dúvida melhorar a nossa qualidade no combate a incêndios florestais, para que a gente possa mitigar esse tipo de ocorrência que é cada vez mais forte no nosso estado”.

Repórter Ceará (Foto: Carlos Gibaja)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here