Home Sérgio Machado 1 Minuto com Sérgio Machado: Coleta seletiva – O pontapé inicial para...

1 Minuto com Sérgio Machado: Coleta seletiva – O pontapé inicial para a mudança de hábitos humanos

A pauta ambiental está cada vez mais presente nas relações políticas do mundo, da economia a educação. Por isso, os prefeitos que assumirem em 2021 terão o dever e obrigação de implantar suas propostas de governo que fortaleçam a área do meio ambiente. Um bom início para isso, seria a coleta seletiva.

A ideia de fazer a separação dos resíduos produzidos pelo ser humano de acordo com o material é bastante difundida nas mídias, mas pouco aplicada pelos gestores. Prova disso é que pouco se escuta falar ou há escassos registros de municípios que possuam centrais de reciclagem, essenciais para cidades que possuem sistema de coleta seletiva, já que todo e qualquer descarte humano necessita ser tratado e não somente jogado em um lixão.

Fazer a acepção dos resíduos sólidos não é somente instalar lixeiras de cores diferentes para cada material, mas, sim, tratar do tema nos meios de comunicação e nas escolas, promovendo uma verdadeira educação ambiental para o cidadão, que necessita ter conhecimento básico do tema para criar uma cadeia cooperativa, em que o morador separa o lixo corretamente, põe na lixeira destinada e, a partir daí, o resíduo será tratado, com possibilidade de ser reciclado e até reutilizado.

Portanto, uma medida como essa não gera impacto isolado, mas perpassa pela geração do produto até a sua destinação final. Se trata do pontapé inicial para uma mudança de hábitos, que cria uma espécie de consciência coletiva, onde cada um é responsável pelo seu resíduo sólido e todos começam a se comprometer com a valorização de como e o que se consome, tendo em mente que é preciso repensar nossas atitudes com o meio ambiente e recusar o que não deve mais fazer parte da rotina.

Confira mais comentários na coluna de Sérgio Machado clicando AQUI.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here