Home Saúde Vacina da Pfizer e BioNTech contra Covid é mais de 90% eficaz,...

Vacina da Pfizer e BioNTech contra Covid é mais de 90% eficaz, aponta análise preliminar de estudos da fase 3

A Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 9, que sua vacina experimental é mais de 90% eficaz na prevenção à Covid-19, segundo dados iniciais do estudo da fase 3. A vacina é desenvolvida em parceira com a alemã BioNTech. Os dados ainda não foram publicados em revista científica.

A taxa de eficácia representa quantas pessoas receberam a vacina e não ficaram doentes. Se essa taxa é de 90%, isso significa que, entre as pessoas vacinadas, 90 a cada 100 (ou 9 a cada 10) não ficaram doentes, ou seja, a vacina foi capaz de protegê-las.

Veja os principais pontos do anúncio:
– A Pfizer analisou os dados depois de 94 participantes terem Covid-19.
– A empresa NÃO informou quantas dessas 94 pessoas tinham tomado a vacina experimental e quantas receberam o placebo (uma substância inativa).
– A taxa de proteção inicial pode mudar quando o estudo terminar.
– Para confirmar a taxa de eficácia, a empresa disse que vai continuar o estudo até que haja 164 casos de Covid-19 entre os participantes. O presidente da Pfizer disse que isso pode ocorrer até dezembro, por causa das altas taxas de infecção nos Estados Unidos.
– Segundo a Associated Press, quase 44 mil pessoas já estão participando dos ensaios, que ocorrem nos Estados Unidos, no Brasil e em outros 4 países.
– Os dados que a farmacêutica anunciou ainda não foram revisados por outros cientistas, etapa que é necessária para que sejam publicados em revista científica. A Pfizer disse que essas etapas vão ocorrer assim que todos os resultados do estudo ficarem disponíveis.

A Pfizer e a BioNTech também disseram que, até agora, não encontraram nenhuma preocupação séria de segurança e esperam obter autorização de uso emergencial nos EUA ainda neste mês.

Repórter Ceará – G1 (Foto: Dado Ruvic/Reuters)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here