Home Cultura Documentário “O Fim e o Princípio” será debatido na quinta sessão da...

Documentário “O Fim e o Princípio” será debatido na quinta sessão da Mostra Fabulações no Real

Sem personagens, locações ou tempo delimitado, o diretor Eduardo Coutinho enveredou pelo sertão paraibano em busca de boas histórias. Da viagem e dos encontros, surgiu o documentário “O Fim e o Princípio” (2005), que entra em cartaz na quinta sessão da Mostra Fabulações no Real. O evento acontecerá na próxima terça-feira, 17, a partir das 18h, pelo Youtube e Facebook da Escola, e contará com participação de Jacques Cheuiche, Cláudia Mesquita, Carlos Alberto Mattos.

O filme será disponibilizado gratuitamente, a partir do dia 14 de novembro. Para assistir, basta solicitar o link por meio do formulário disponível aqui. A partir de sábado fique atento (a) à caixa de entrada ou SPAM do seu e-mail.

Com câmera na mão e histórias nos olhos e na fala, o longa se desenrola no Sítio Araçás, onde uma comunidade inteira divide narrativas de uma vida marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia e pelo senso de família e honra. A produção apresenta o percurso da equipe, os questionamentos dos sertanejos e as peculiaridades de uma produção espontânea, desde sua ideia, até seu resultado.

O debate contará com participação do diretor de de fotografia e câmera do longa, Jacques Cheuiche, da pesquisadora de Cinema Brasileiro e organizadora do livro “Filmar o Real – sobre documentário brasileiro contemporâneo”, Cláudia Mesquita, e do jornalista, pesquisador e cocurador da Ocupação Eduardo Coutinho e autor do livro “Sete Faces de Eduardo Coutinho”, Carlos Alberto Mattos. A live segue sendo mediada pela pesquisadora de cinema e curadora da Mostra, Kamilla Medeiros.

Mais informações sobre os convidados estão disponíveis no site da Escola.

Promovida pelo Cineclube Âncora, a “Mostra Fabulações no Real” vem acontecendo desde 8 de setembro, promovendo encontros entre cineastas e pesquisadores para pensar sobre os limiares do cinema do real. A Mostra segue até o mês de dezembro.

“O FIM E O PRINCÍPIO” (2005)
Direção: Eduardo Coutinho

Brasil, 110 min, livre.

Sinopse

Um filme nascido do zero. Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias pra contar. No município de São João do Rio do Peixe, descobre-se Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria delas ligadas por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores, na maioria idosos, contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra. Um mundo em vias de desaparecimento.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Documentário ‘O Fim e o Princípio’, de Eduardo Coutinho, será debatido na quinta sessão da Mostra Fabulações no Real”

Data: 17 de novembro (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Canal do Youtube e Facebook da Escola Porto Iracema das Artes

Repórter Ceará

2 comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here