Home Segurança Operação Eleições 2020 ocorre dentro da normalidade após trabalho das forças de...

Operação Eleições 2020 ocorre dentro da normalidade após trabalho das forças de segurança do Estado

Durante o domingo de eleições, 15, foram registradas 83 ocorrências por crime eleitoral no Ceará, conforme balanço realizado pelo Gabinete de Gestão e Eventos Complexos (GGEC) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No total, 54 pessoas foram conduzidas às delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e à Polícia Federal (PF). Desse número, 48 foram conduzidas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pela PCCE; 15 delas ficaram presas. Durante uma única ação na Grande Fortaleza, um grupo de 20 pessoas foi conduzido pela Polícia Civil à PF sob suspeita de participação em um esquema de transferência ilegal de título de eleitor.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa na sede da SSPDS, nesta segunda-feira (16), com a presença do secretário da pasta, Sandro Caron; do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); e do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira.

“Reforçando que muito da tranquilidade que ocorreu no dia de ontem foi fruto de todo um trabalho de planejamento e execução que se iniciou dia 5 de novembro. Então, se tivemos uma eleição segura, é porque conseguimos vários dias antes das eleições resolver uma série de problemas e situações de risco que poderiam ocorrer, sendo enviado reforços para os 184 municípios do Ceará”, destacou Sandro Caron.

Entre as regiões, o Interior Norte foi o território que registrou mais ocorrências, seguido da Região Metropolitana da Capital e de Fortaleza. No Interior Norte, a Área Integrada de Segurança 14 registrou o maior número de casos, com 14 ocorrências. O território em questão abrange os municípios de Alcântaras, Barroquinha, Camocim, Cariré, Carnaubal, Chaval, Coreaú, Croatá, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Martinópole, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tianguá, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará.

No total, a Operação Eleições 2020, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, contou com um efetivo de mais de 10 mil profissionais das Polícias Civil e Militar do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e Perícia Forense do Estado do Ceará. Todo o trabalho foi acompanhado pela cúpula do Sistema de Segurança Estadual, na sede da pasta, em Fortaleza, durante o funcionamento do Gabinete de Gestão e Eventos Complexos (GGEC).

Operação Polícia Civil

Uma das principais ocorrências registradas foi a desarticulação de um esquema de transferência ilegal de título de eleitor em troca de dinheiro, na Grande Fortaleza. A ação, ocorrida na manhã do domingo (15), foi conduzida pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PCCE. Um grupo de 20 pessoas foi conduzido à sede da Polícia Federal, em Fortaleza.

Conforme as investigações, as pessoas transferiram seus títulos para o município da Região Metropolitana em troca de vantagem financeira. Cada envolvido receberia o valor de R$ 500,00. Na manhã deste domingo, 15, equipes da Decor e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PCCE abordaram quatro veículos de viagens por aplicativos quando estes realizavam o transporte do grupo. Uma mulher apontada como a pessoa responsável por coordenar o esquema também foi conduzida para a sede da Polícia Federal em Fortaleza.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here