
1 Minuto com Sérgio Machado: Sua vitória não lhe da autonomia para humilhar ninguém!
O eleitor brasileiro ainda não está preparado para comemorar sua vitória nas urnas. Isso, porque, tanto o eleitorado como alguns dos vitoriosos usam, por vezes, de desrespeito aos opositores, ao próximo e até mesmo aos animais. Não posso considerar normal, por exemplo, uma eleitora pegar um animal e lhe dar bebida alcoólica, como o caso que ocorreu em Caridade.
Nem os discursos dos vitoriosos se salvam desse meio. Sem generalizar, mas analisando casos específicos, é comum ouvir palavras que menosprezam o candidato que perdeu, chegando a humilhações que vão além do cunho público, mas que partem para o campo pessoal.
Comemorar a vitória nas urnas não deve acontecer de maneira desordeira e sem moderação. Isso, porque, a eleição envolve pessoas humanas. Precisamos lembrar disso. Humilhar o outro não te faz maior e nem dar bebidas alcoólicas a um animal ou maltratar qualquer outro ser vivo para menosprezar o concorrente te fará ganhar nada de bom. Tais atos só gerarão mais desconforto sem motivos e brigas judiciais, deixando de lado o bem da população.
Do vereador e prefeito ao presidente, ninguém governará para benefício próprio. O Poder Público não é lugar para pessoas egoístas, que não pensam na população e levam à cabo questões eleitorais e partidárias e picuinhas pessoais. O interesse da administração municipal deve ser voltada para o povo. Por isso, sua vitória não é passaporte para a ilha do Tudo Pode. Ela não lhe dá o direito de colocar sua existência acima dos outros. Seja consciente. A eleição acabou. É hora de fazer o município crescer.
Confira mais comentários na coluna de Sérgio Machado clicando AQUI.