Home Sérgio Machado 1 Minuto com Sérgio Machado: A Câmara dos Vereadores deve ficar debaixo...

1 Minuto com Sérgio Machado: A Câmara dos Vereadores deve ficar debaixo da asa de gestores?

Com a aproximação da eleição de uma nova Mesa Diretora para comandar o Legislativo, prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos se articulam, antes mesmo de 2021, para angariar apoio suficiente dos demais parlamentares, a fim de que se consiga eleger um candidato da base governista ou que dê espaço para o Executivo.

Apesar de tal estratégia política ser praticada em âmbito nacional, ela abre espaço para que o Poder Executivo abrace cada vez mais o Legislativo e seus componentes. Isso, porque, os vereadores devem possuir autonomia para eleger uma ou um novo presidente sem que o prefeito imponha ou realize uma fatia de cargos e comissões na Prefeitura para obter a vitória e o domínio da Câmara.

O Poder Legislativo deve ser sempre autônomo. Não deve ficar sujeito às vontades do Executivo. Afinal, os dois poderes possuem funções diferentes. Enquanto um executa, outro fiscaliza. Uma imposição de prefeitos dentro da Câmara pode resultar em um mal desempenho constitucional do trabalho que deve ser realizado pelos parlamentares.

Apesar do pleito em que a população participa, efetivamente, já ter passado, a sociedade continua atenta às novidades que surgem por baixo dos panos. É preciso que o ou a próxima presidente execute um mandato na Câmara responsável. Caso contrário, o povo continuará a mercê de atitudes entristecedoras, que empobrecem a atividade dos vereadores.

Para conferir mais artigos na coluna de Sérgio Machado, clique AQUI.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here