Home Sérgio Machado Bandas municipais fortalecem a cultura e a arte de uma cidade

Bandas municipais fortalecem a cultura e a arte de uma cidade

Bandas municipais de música são essenciais para uma cidade. Há quem não defenda, mas tal pensamento remete ao não conhecimento da causa e do impacto cultural que esse projeto causa na vida dos munícipes.

Quando postas em prática, além da participação em desfiles e solenidades, as bandas municipais tem o objetivo de difundir a música instrumental, fomentar a cultura local, executar concertos e, principalmente, desenvolver atividades da música instrumental junto à rede municipal de educação e promover cursos de formação musical.

Em Quixeramobim e na região do Sertão Central, é essencial que a Cultura e Educação trabalhem juntas em prol de fortalecer suas bandas e atrair ainda mais público para participar desse grupo seleto, que abrilhanta, representa e dá ritmo a cultura e eventos locais. Se formos pensar que, em 1908, o Coração do Ceará tinha duas bandas municipais, observar o presente é crer que falta incentivo para a população interagir com esse projeto e conhecê-lo melhor.

É necessário aproveitar os recursos existentes nos municípios para desenvolvê-lo em qualquer área. Em um país onde a cultura é mais que rica, deixar esquecida e desvalorizada as bandas, as músicas e seus instrumentistas municipais, é barrar o crescimento intelectual e artístico local.

Foto: Arquivo/SMC

Para conferir mais artigos na coluna de Sérgio Machado, clique AQUI.

1 comentário.

  1. Muito bem! Sérgio Machado sua colocação objetiva e subjuntiva. É realmente importante para uma cultura e entretenimento cultural que os municípios não deixe de resgatar o som artístico das bandas de música municipais. Ainda tem em uma Cidade serrana no Estado do Ceará o tradicional coreto, fica situada em Baturité. Com suas lindas praças bem arborizadas, com um clima aconchegante. E sim precisamos unir forças sempre com a sociedade para motivar mais o reconhecimento a essas bandas culturais que são de fundamental importante para a história de um município… Agradeço a sua coluna jornalística. Sérgio Machado.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here