1 Minuto com Sérgio Machado: Na terra de Antônio, se brinca de Conselheiro

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
17 de dezembro de 2020 às 15:03 1

Quixeramobim nunca valorizou Antônio Conselheiro. Nua e crua, essa é a realidade. Dispondo de uma vasta e rica história, além da importância da figura de Conselheiro para o Brasil, o Coração do Ceará só cita o nome do líder peregrino na semana dedicada a sua homenagem, que se perde em meio aos 12 meses anuais por não possuir apoio concreto das entidades públicas.

Hoje, o Memorial Antônio Conselheiro abriga as sessões da Câmara Municipal. Desde a sua construção, que não foi executada conforme o projeto, o espaço não teve ações efetivas e fortes na área cultural, nem se tornou um local aberto ao público, diariamente, onde se encontrem objetos, livros e iniciativas que mostrem a importância de Vicente Mendes Maciel.

Ressalto, aqui, todas as Quiartes executadas pelo Sistema Maior de Comunicação, que beneficiaram o Memorial com equipamentos e recursos para teatro. Hoje, infelizmente, nada disso é aproveitado.

Até o momento, todos os governantes de Quixeramobim não levaram a sério a figura do Conselheiro, nem sequer o valorizaram. É preciso abrir os olhos e enxergar que tudo isso faz parte da cultura. A história de Antônio deve ser estudada, analisada e incorporada no meio da sociedade quixeramobinense. Enquanto isso, a cidade capenga, sem saber nem mesmo o que foi a Guerra de Canudos.

Para conferir mais artigos na coluna de Sérgio Machado, clique AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
1 Comentário
  1. Regina Waury disse:

    Verdade Sérgio Machado. Estive com meu esposo contigo algum tempo. Na ocasião falamos sobre nosso projeto para somar o Memorial Antônio Conselheiro. Meu esposo Peter Waury, realizou duas exposições em Quixeramobim com fico em Antônio Conselheiro. Se tivesse interesse na realização de sua proposta apresentada na ocasião, tenho certeza que hoje existiria outra realidade cultural no nosso município. Como filha de Quixeramobim mesmo na Alemanha, ainda quero muito realizar este projeto. Como podemos reverter está situação que inquieta você e tantos outros que tem consciência da importância de Antônio Conselheiro para nosso município? Gostaria muito de ter uma resposta. Fico no aguardo e desejo deste já meus cumprimentos!

Os comentários estão fechados
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Enquete
Sorry, there are no polls available at the moment.
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo