Home Sérgio Machado Qual o significado de uma Câmara livre e independente?

Qual o significado de uma Câmara livre e independente?

As novas composições das Câmaras Municipais distribuídas pelos municípios cearenses terão a importante tarefa de criar um ambiente independente e livre de qualquer influência do Executivo para condução de trabalhos na Casa Legislativa, seja para aprovação, recusa ou condução de projetos.

Como falei em um comentário anterior, a interferência de prefeitos dentro da Câmara pode chegar a interferir diretamente no trabalho dos vereadores, fazendo com que eles deixem de fiscalizar as ações do Poder Executivo e passem a ser coniventes e fechar os olhos para qualquer delito administrativo.

Uma Câmara livre representa o respeito pelo voto popular e pela vontade da população. Nos assentos ocupados por parlamentares, estão os escolhidos para discutir as demandas da sociedade, o que independe de qualquer gestor que esteja ocupando o cargo, afinal, nenhum político é dono de uma cidade.

Vale lembrar que o exemplo vem de cima, já que um dos candidatos à Presidência da Câmara Federal defendeu que tal casa fosse livre e independente. Nesse anseio, que seja promovido um efeito cascata e os vereadores que assumirão em 2021 apliquem a liberdade e a independência em cada sessão e ação executada. A Política não é espaço onde um manda e outros obedecem. É lugar de conversa, diálogo e pluralidade.

Foto: Ilustração/Gomez

Para conferir mais artigos na coluna de Sérgio Machado, clique AQUI.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here