Home Recursos Hídricos Barragem de Quixeramobim passará por obra de recuperação, divulga Dnocs

Barragem de Quixeramobim passará por obra de recuperação, divulga Dnocs

A Barragem de Quixeramobim, no Sertão Central, foi um dos reservatórios selecionados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para passar por obra de recuperação, a fim de evitar o rompimento da estrutura.

Conforme destacou o engenheiro civil José Taylor Bezerra Oliveira, da Coordenadoria Estadual do Dnocs no Ceará, foi realizada uma visita in loco, o que permitiu a identificação dos reservatórios “que mais carecem de atenção”. As obras serão iniciadas após o resultado da licitação aberta no último dia 23 de dezembro.

“O prazo de execução é de seis meses. Não será finalizada até o período de início de chuva no Ceará”, antecipou Taylor. O Dnocs não considera risco de rompimento dos reservatórios selecionados.

A recuperação acontecerá, além de Quixeramobim, nas barragens Frios (Umarim); Caxitoré (Umirim); Serrota (Pentecoste); Santo Antônio de Russas (Russas); Poço do Barro (Morada Nova); Feiticeiro (Jaguaribe); Manuel Balbino (Caririaçu); Jenipapeiro (Dep. Irapuan Pinheiro) e Nova Floresta (Jaguaribe).

Nível de perigo

Em vistoria realizada no ano de 2016, o Dnocs classificou a barragem de Quixeramobim como 2 no nível de perigo, quanto à sua estrutura, conforme relatório técnico. O número, na escala de 0 a 3, representa o estado de Alerta.

“O estado geral da barragem não é bom e precisa de manutenção. É necessário reparar as erosões produzidas pela água no vertedouro. Também é muito importante fazer uma completa reparação dos apoios da ponte do vertedouro. Existe muita ferragem exposta que, com o tempo, pode afetar a segurança da ponte. Recomenda-se controlar o problema de assoreamento da barragem, limpar a entrada da tomada e fazer uma completa reparação das válvulas de controle”, disse a conclusão do documento, conforme o responsável técnico.

Matéria relacionada:
Em escala de 0 a 3, DNOCS classifica como 2 nível de perigo após vistoria na Barragem de Quixeramobim, realizada em 2016

Repórter Ceará (Foto: Alex Pimentel/DN)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here