Home Educação Professor cearense cria jogo de cartas inspirado em religiões de matrizes africanas

Professor cearense cria jogo de cartas inspirado em religiões de matrizes africanas

O professor cearense Raphael Carmo, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), criou o jogo de cartas “Erê – O jogo dos Orixás”, inspirados nas religiões de matrizes africanas, com referência ao arquétipo dos Orixás dos Candomblé. A informação é do Diário do Nordeste.

A ideia, conta o professor, surgiu durante uma disciplina: “Tínhamos que fazer uma atividade relacionada à cultura dos povos originários, aí pensei em fazer um jogo de cartas sobre os Orixás, porque já desenvolvi outros jogos educativos.”

Para produzir o jogo, que é lançado dentro do programa de fomento com recursos da Lei Aldir Blanc, Raphael teve ajuda do amigo Graco Alves, praticante do Candomblé. “Sou só simpatizante, então ele me prestou uma consultoria pra entender melhor sobre as características de cada Orixá”, conta.

A proposta da ferramenta, de acordo com o professor, é também descentralizar as temáticas dos jogos que já existem. A criação proporciona também uma vivência educacional e potente para desmistificar pré-concepções. “É uma experiência imersiva, ele pode facilmente divertir ao mesmo tempo que te introduz em temáticas. Além disso, geram essa parte da socialização que nos foi tirada por conta da pandemia em 2020”, explica.

Criado inspirado na Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana para alunos do ensino fundamental ao médio, o jogo recebeu esse nome pois ‘Erê’ é uma palavra de origem Iorubá que tem como significado “brincar”.

No jogo, que envolve de 2 a 4 participantes, cada Orixá tem uma habilidade que foi inspirada no que representam e os jogadores são iniciantes na religião e pedem auxílio das entidades para ajudar pessoas em necessidade e juntar axé. À medida que a dinâmica acontece, o jogador vai ganhando pontos, portanto, vence a partida aquele que tiver a maior pontuação e se torna um pai ou mãe de santo.

Com o propósito de educar, o jogo foi disponibilizado de forma gratuita em um site para download. Para conferir, clique AQUI.

Repórter Ceará (Foto: Fabiane de Paula)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here