Home Tragédia Brejo Santo: Acidente em Barragem deixa três mortos e um ferido

Brejo Santo: Acidente em Barragem deixa três mortos e um ferido

Na tarde dessa segunda-feira, 08, três trabalhadores da Barragem de Atalho, em Brejo Santo, morreram em um acidente. Um outro ficou ferido e foi resgatado para uma unidade de saúde. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas, mas sabe-se que uma tubulação rompeu quando eram realizados testes no sistema da barragem. Os três mortos atuavam nestes teste operacionais.

O rompimento aconteceu por volta das 16h30, quando cerca de 20 trabalhadores estavam no local. Segundo informações, divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o acidente não deixou danos na barragem e não há vazamentos. “A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos”, diz a nota.

O material divulgado pelo Ministério lamenta a morte dos trabalhadores, e reforça: “todo o apoio será dado às famílias das vítimas”.

Nesta terça, 09, o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, vai até Brejo Santo avaliar a situação da barragem e definir o que será feito. O Consórcio Operador e uma equipe técnica do Ministério também vão comparecer ao local. Será realizada uma perícia para identificar as causas do acidente.

Ainda segundo a nota do Ministério, o reservatório possui uma capacidade de 100 milhões de m³. Na tarde desta segunda, o volume de água era de 90 milhões de m³.

O governador do Ceará, Camilo Santana lamentou o ocorrido e ressaltou os esforços do Governo do Estado em evitar danos maiores após o acidente.

“Lamento profundamente a morte de três operários em acidente ocorrido em obra da Transposição do São Francisco em Brejo Santo. Desde o momento do acidente o Governo do Estado disponibilizou helicóptero do Ciopaer e equipes dos Bombeiros e Defesa Civil para o socorro e garantir a segurança das famílias que moram no entorno. As equipes técnicas da Secretaria dos Recursos Hídricos darão todo apoio necessário ao Ministério do Desenvolvimento Regional na apuração das causas do acidente. Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas”, disse Camilo nas redes sociais.

O ministro do Desenvolvimento Regional do Governo Federal, Rogério Marinho, também falou sobre o acidente através da sua conta no Twitter. “Determinei a ida do nosso Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, ao local. Na manhã desta terça-feira, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, ele avaliará a situação e tomará as medidas necessárias”, disse o titular da pasta.

Repórter Ceará com informações do Portal GCMais

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here