1 Minuto com Sérgio Machado: O caos no trânsito de Quixeramobim e Quixadá

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
10 de fevereiro de 2021 às 11:28 1

Quixeramobim e Quixadá são as maiores cidades do Sertão Central, mas carecem de um fator principal: a organização do trânsito. É caótica a situação de mobilidade urbana de veículos, desde a ausência de estacionamentos até a pouca sinalização nas ruas.

Estacionar um veículo é um desafio nessas duas cidades, e quando se consegue, o automóvel ainda é colocado em uma posição que interfere no tráfego dos demais automotores, ressaltando ainda mais o problema de estacionar veículos nas duas mãos da rua e em locais inadequados.

É importante contar que a falta de sinalização para as ruas das cidades acarreta em uma total perda de noção da realidade. É comum, por exemplo, ver veículos em alta velocidade em zonas muito movimentadas. No caso de haver sinalização, o que carece é o ato de fiscalizar, que ocorre ocasionalmente e ainda não é efetivo.

Por último, mas não menos importante, são os veículos de grande porte. Os caminhões, principalmente, já que são responsáveis pela descarga de mercadorias para pontos comerciais. Nesse caso, diante da imprevisibilidade de horário de chegada, deveria ser montada uma estratégia para evitar engarrafamentos e ocupação quase que total de uma via durante a descarga.

Porém, tudo isso está atrelado ao Poder Público, principalmente ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Essa importante ferramenta jamais deve ser esquecida por nenhuma Prefeitura, já que ela estabelece os parâmetros organizacionais de uma cidade, do trânsito até às calçadas. Por isso, sua atualização se torna pertinente e eficaz para solucionar os diversos problemas com veículos no Coração do Ceará e na Terra dos Monólitos.

Foto: Jândreson Gomes

Para conferir mais artigos na coluna de Sérgio Machado, clique AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
1 Comentário
  1. Reginaldo Bezerra disse:

    Gostei do comentário desse rapaz, realmente é o que eu observo todos os dias aqui em Quixadá CE, o trânsito daqui é uma verdadeira bagunça, há uma falta de fiscalização e educação aos condutores de veículos automotores é também os veículos de tração animal que tem bastante aqui.

Deixe uma Resposta

Enquete

Você é a favor que o Governo do Estado decrete lockdown no Ceará?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo