13 de março: números, datas e significados

Terezinha Oliveira • Colunista do Repórter Ceará
13 de março de 2021 às 11:29

Os estudiosos da numerologia expõem seus conhecimentos acerca do significado de cada número e suas influências para as pessoas e o universo. Muitos curiosos também discorrem sobre o simbolismo dos números, enveredando no misticismo de onde vem o estigma da “Sexta – feira 13” ser azarenta. Outros consideram o 13 o número da sorte.

Na religião católica esse número é ligado à importantes eventos. A Santa Ceia reuniu 13 pessoas: Jesus e os 12 apóstolos. Os dias 13 de maio e 13 de outubro lembram o início e o final das aparições da Virgem Maria na Cova da Íria, aos pequenos pastores portugueses. Fato ocorrido em 1917 onde hoje se situa o Santuário de Fátima.

Outras duas ocorrências referentes ao dia 13 do mês de Março contribuíram para trajetórias marcantes quanto a difusão do Evangelho e tem ligação com a América Latina

  • 13 de Março de 1830 – nasce na Vila Nova de Campo Maior, atual Quixeramobim, Antônio Vicente Mendes Maciel
  • 13 de Março de 2013 – é eleito o primeiro Papa Latino Americano; o argentino Jorge Mário Bergoglio que escolheu o nome de Francisco

No próximo 13 de Março em Quixeramobim, Canudos ou onde estiverem estudiosos e admiradores da obra do místico Antônio Conselheiro relembrarão seu nascimento há 191 anos.  A incidência da pandemia da Covid-19 dificulta atividades nas escolas e espaços culturais.

Ainda criança Antônio lia escritos religiosos aprendendo sobre a missão vivida por Jesus Cristo e difundida por seus apóstolos e pensadores eclesiásticos. Sua religiosidade aflorou muito cedo; sempre freqüentava a Igreja. Era pessoa tranqüila sempre cordial que viveu em meio a conflitos e crimes cometidos por gente que lhe era próxima. A família Maciel, a sua ascendência paterna, por várias gerações enfrentou os poderosos Araújos,. Apesar disso foi um Pacifista, mesmo quando foram atacados em Juazeiro da Bahia.

O Peregrino percorreu o Sertão agregando seguidores confiantes na sua Fé. A Comunidade instalada em Canudos constituiu um “oásis” no deserto de miséria da exclusão social. Suas relações sociais internas foram tecidas pela fé, pela esperança na justiça social e a crença no seu carismático líder.

O primeiro Latino Americano a dirigir a Igreja Católica foi o primeiro a adotar o nome de FRANCISCO, o Santo da humildade e amor à Natureza. Em suas atitudes e pronunciamentos o Papa Francisco dá ênfase à misericórdia de Deus e busca o diálogo inter-religioso., praticando uma abordagem menos formal. É o ocupante da Cadeira de São Pedro que alcançou maior visibilidade mundial por sua preocupação com a pobreza. Recentemente, em viagem ao Iraque reuniu católicos, judeus e mulçumanos em uma missa, prova que é um Homem de DEUS, defensor da PAZ entre os Povos.

13 de Março nos remete à fortaleza da FÉ de um brasileiro chamado Antônio – O CONSELHEIRO e um argentino de nome Jorge- O PAPA FRANCISCO – dois Peregrinos Penitentes buscando a PAZ, propagando a Vida de JESUS e levando Esperança.

Para conferir mais artigos na coluna de Terezinha Oliveira, clique AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Enquete
Sorry, there are no polls available at the moment.
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo