13 de março: números, datas e significados

Terezinha Oliveira • Colunista do Repórter Ceará
13 de março de 2021 às 11:29

Os estudiosos da numerologia expõem seus conhecimentos acerca do significado de cada número e suas influências para as pessoas e o universo. Muitos curiosos também discorrem sobre o simbolismo dos números, enveredando no misticismo de onde vem o estigma da “Sexta – feira 13” ser azarenta. Outros consideram o 13 o número da sorte.

Na religião católica esse número é ligado à importantes eventos. A Santa Ceia reuniu 13 pessoas: Jesus e os 12 apóstolos. Os dias 13 de maio e 13 de outubro lembram o início e o final das aparições da Virgem Maria na Cova da Íria, aos pequenos pastores portugueses. Fato ocorrido em 1917 onde hoje se situa o Santuário de Fátima.

Outras duas ocorrências referentes ao dia 13 do mês de Março contribuíram para trajetórias marcantes quanto a difusão do Evangelho e tem ligação com a América Latina

  • 13 de Março de 1830 – nasce na Vila Nova de Campo Maior, atual Quixeramobim, Antônio Vicente Mendes Maciel
  • 13 de Março de 2013 – é eleito o primeiro Papa Latino Americano; o argentino Jorge Mário Bergoglio que escolheu o nome de Francisco

No próximo 13 de Março em Quixeramobim, Canudos ou onde estiverem estudiosos e admiradores da obra do místico Antônio Conselheiro relembrarão seu nascimento há 191 anos.  A incidência da pandemia da Covid-19 dificulta atividades nas escolas e espaços culturais.

Ainda criança Antônio lia escritos religiosos aprendendo sobre a missão vivida por Jesus Cristo e difundida por seus apóstolos e pensadores eclesiásticos. Sua religiosidade aflorou muito cedo; sempre freqüentava a Igreja. Era pessoa tranqüila sempre cordial que viveu em meio a conflitos e crimes cometidos por gente que lhe era próxima. A família Maciel, a sua ascendência paterna, por várias gerações enfrentou os poderosos Araújos,. Apesar disso foi um Pacifista, mesmo quando foram atacados em Juazeiro da Bahia.

O Peregrino percorreu o Sertão agregando seguidores confiantes na sua Fé. A Comunidade instalada em Canudos constituiu um “oásis” no deserto de miséria da exclusão social. Suas relações sociais internas foram tecidas pela fé, pela esperança na justiça social e a crença no seu carismático líder.

O primeiro Latino Americano a dirigir a Igreja Católica foi o primeiro a adotar o nome de FRANCISCO, o Santo da humildade e amor à Natureza. Em suas atitudes e pronunciamentos o Papa Francisco dá ênfase à misericórdia de Deus e busca o diálogo inter-religioso., praticando uma abordagem menos formal. É o ocupante da Cadeira de São Pedro que alcançou maior visibilidade mundial por sua preocupação com a pobreza. Recentemente, em viagem ao Iraque reuniu católicos, judeus e mulçumanos em uma missa, prova que é um Homem de DEUS, defensor da PAZ entre os Povos.

13 de Março nos remete à fortaleza da FÉ de um brasileiro chamado Antônio – O CONSELHEIRO e um argentino de nome Jorge- O PAPA FRANCISCO – dois Peregrinos Penitentes buscando a PAZ, propagando a Vida de JESUS e levando Esperança.

Para conferir mais artigos na coluna de Terezinha Oliveira, clique AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo