1 Minuto com Sérgio Machado: As cobranças dos quixeramobinenses por uma iluminação de qualidade

Sérgio Machado • Colunista do Repórter Ceará
17 de março de 2021 às 12:37

Fotos, vídeos e áudios. Nos últimos dias, o jornalismo do Sistema Maior tem recebido todas essas mídias relatando um só problema: defeitos na iluminação pública de Quixeramobim, tanto na cidade como nas comunidades da zona rural. Porém, não é de hoje que essa questão permeia a sociedade quixeramobinense.

Há tempos, os relatos de problemas envolvendo o tema se tornaram cotidianos. É óbvio que nada é perfeito e, algum dia, o equipamento há de apresentar defeito ou se tornar inutilizável. No entanto, é frustrante ouvir dos moradores que um mesmo poste sem lâmpada continua assim há semanas, mesmo após apresentar solicitação de reparo.

As reivindicações e reclamações vão de encontro a um único ponto: onde está o dinheiro da taxa de iluminação para realizar tais manutenções? Para quem não sabe, tal valor vem junto com a conta da distribuidora, discriminado em fatura, mas não vai para a Enel, e sim, para o cofre da Prefeitura. A depender do consumo, o total a ser pago em iluminação para a gestão também varia. Por exemplo: uma pessoa que consome, em média, R$ 35 de energia elétrica ao mês, estando cadastrada na baixa renda e morando no Centro da cidade, paga cerca de R$ 18 de taxa.

Não estou discutindo o mérito se é certo ou errado cobrar pela iluminação de um poste, até porque, todo serviço deve ser valorado. Questiono a demora para o conserto de uma lâmpada queimada, e até mesmo a modernização dos equipamentos, mesmo diante do total pago em taxa pelos cidadãos de Quixeramobim. Que haja ouvido na administração local para escutar o pedido de socorro do público e atenção para agilizar e atender a demanda. Deixar os moradores no escuro de um poste apagado é o mesmo que esquecer a dignidade humana e desvalorizar os altos impostos pagos. É necessário respeito!

Foto: Tuno Vieira

Para conferir mais artigos na coluna de Sérgio Machado, clique AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo