Ceará recebe o 12º lote de vacinas contra Covid-19

1 de abril de 2021 às 19:25 0

O Ceará recebeu no final da tarde desta quinta-feira, 1º, mais 371.750 doses de imunizantes contra a Covid-19 para dar continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O 12º lote de vacinas chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins com 344.000 doses da CoronaVac e 27.750 da Oxford/AstraZeneca.

O governador Camilo Santana destacou que este é o maior lote de vacinas que o Ceará vai receber, o que deve acelerar a vacinação. A expectativa é iniciar já este mês de abril a terceira fase de vacinação. “As equipes de logística do Governo do Estado farão a distribuição à capital e para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde, que repassarão as vacinas a todos os municípios para dar celeridade ao processo de imunização”, disse.

Logística de distribuição

Assim como nos outros 11 lotes, as doses são distribuídas à Capital e aos municípios do Interior de forma proporcional, seguindo o plano de logística elaborado pelo Governo do Estado, operacionalizado pela Secretaria de Saúde (Sesa), para a continuidade do processo de vacinação em todo o Estado. Com seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres, a estratégia tem o objetivo de garantir a conservação e agilidade no envio dos imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto à secretaria de saúde de cada município cearense em até 24 horas depois de sua chegada à Fortaleza.

Vacinômetro

O número de vacinas aplicadas pelos municípios é atualizado diariamente no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Na última quarta-feira, 31, o Ceará superou a marca de um milhão de pessoas vacinadas, e com dados atualizados até o 12h desta quinta-feira, 1, foram aplicadas 1.077.641 doses, sendo, 851.824 da primeira dose e 225.817 da segunda dose.

“O lote de vacinas que desembarcou nesta quinta feira, 1º de abril, com mais de 371 mil doses, maior quantidade a chegar ao Ceará até então, representa uma segurança de que poderemos seguir com ritmo acelerado na vacinação e, assim, manter a posição de destaque nacional, pois somos um dos Estados que mais vacinam proporcionalmente às doses que recebe. O Governo do Ceará está em constante articulação com o Ministério da Saúde e os fabricantes de vacina para assegurar que os imunizantes cheguem sempre com maior frequência e quantidade, para darmos ainda mais celeridade à imunização da nossa população e consolidarmos esse importante passo no enfrentamento à Covid-19”, destaca o titular da Sesa, Dr. Cabeto.

Profissionais de segurança pública

Após solicitação do governador Camilo Santana junto ao Ministério da Saúde, o Ceará já está autorizado a iniciar a vacinação dos profissionais de segurança pública do Estado que estão mais expostos ao coronavírus. Segue ainda em análise do Governo Federal, a reivindicação do governador para incluir também os professores nos grupos prioritários de vacinação.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Enquete
Sorry, there are no polls available at the moment.
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo