Cid Gomes quer explicações de Guedes sobre tentativa de privatização da CEF

7 de abril de 2021 às 10:52 0

O senador Cid Gomes (PDT-CE) apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal pedindo informações ao ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a criação do Banco Digital da Caixa Econômica Federal (CEF). No documento, Cid cita matérias jornalísticas que apontam essa medida como “mais um passo para a privatização das melhores fatias de mercado da Caixa Econômica, restando-lhe as partes menos lucrativas e até deficitárias”.

O senador lembrou que, com a pandemia, a Caixa criou um aplicativo para celular, o Caixa Tem, proporcionando a inclusão de milhões de brasileiros que não tinham acesso ao sistema bancário, o que possibilita a geração de novos negócios e fortalece a CEF. “O Caixa Tem agrega valor ao conglomerado Caixa, que angaria maior fatia potencial do mercado do crédito bancário”, avaliou.

Além disso, Cid Gomes lembrou que a Medida Provisória 995/2020 já abriu o caminho para a privatização da Caixa Seguridade, uma parte altamente rentável do conglomerado Caixa, que detém fatia relevante do mercado de seguros do país. “Também já está em curso a venda de sua participação ordinária no Banco Pan, com a venda das ações ordinárias naquele banco de titularidade da Caixapar, braço de participações da Caixa Econômica Federal”, apontou.

De acordo com o senador, todas essas ações são preocupantes porque enfraquecem a Caixa e estão sendo efetivadas sem nenhuma discussão com a sociedade brasileira e com o Congresso. “Quais os benefícios disso tudo para a sociedade brasileira? É imprescindível que o Senado assuma sua posição de fiscalização da coisa pública, e exponha à sociedade brasileira o desmonte da Caixa”, defendeu Cid.

No requerimento, Cid Gomes quer saber se já há solicitação para a criação do Banco Digital junto ao Banco Central, requisitando, inclusive, a íntegra do processo junto ao BC; se seria criado por meio de uma nova empresa; quais os benefícios esperados para a CEF e se há tentativa de privatização ou participação do capital privado em parte do objeto social da CEF que seria apartado em novo CNPJ. O requerimento será apreciado pela CAE e, caso seja aprovado, será enviado ao Ministério da Economia.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Enquete
Sorry, there are no polls available at the moment.
Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo