Home Geral 27 cidades cearenses registraram mais óbitos do que nascimentos em março de...

27 cidades cearenses registraram mais óbitos do que nascimentos em março de 2021

Conforme dados do Portal da Transparência do Registro Civil, 27 das 184 cidades cearenses tiveram mais óbitos do que nascimentos no mês de março deste ano. O levantamento foi feito pelo Diário do Nordeste.

O primeiro município que aparece na lista é Fortaleza, que teve diferença de 959 registros, com 3.401 mortes e 2.442 nascimentos. A Capital cearense também está entre as cinco cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes onde o fenômeno ocorreu.

O microbiologista Samuel Arruda explica que uma soma de fatores convergiu para o número de nascidos ser menor que o de mortes, nessas cidades. Primeiro ele detalha que o processo de queda da natalidade “já vinha apresentando essa tendência em todo o País”.

“Já havia uma tendência de queda. O que a pandemia fez foi acelerar. Alguns fatores podem explicar esse comportamento, um deles é o medo causado pelo vírus. As gestantes são do grupo de risco, então, quem estava se planejando para engravidar, acaba adiando essa gravidez por medo”, explica Samuel.

Os dados ainda podem ser atualizados conforme novos registros sejam incluídos no Portal da Transparência do Registro Civil. Por causa da pandemia, os cartórios receberam extensão de prazos para lançar informações.

Confira a lista com os 27 municípios que tiveram mais óbitos do que nascimentos:

Acaraú
Aiuaba
Altaneira
Antonina do Norte
Apuiarés
Aratuba
Barroquinha
Bela Cruz
Caucaia
Campos Sales
Fortaleza
Frecheirinha
Icapuí
Ipaporanga
Iracema
Meruoca
Moraújo
Nova Russas
Pacatuba
Pacoti
Palhano
Paramoti
Poranga
Reriutaba
São João do Jaguaribe
Tururu
Várzea Alegre

Repórter Ceará (Foto: Kid Júnior)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here