Home Comentários “Essa cidade é parte viva da minha história”, diz Ana Estela em...

“Essa cidade é parte viva da minha história”, diz Ana Estela em homenagem ao aniversário de Fortaleza

Em texto publicado na coluna de Jeritza Gurgel, no Diário do Nordeste, a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, contou um pouco sobre sua história com a Capital e mostrou de onde vem sua fortaleza para enfrentar um momento tão difícil – a pandemia -, mas cheio de esperança. Confira:

Fortaleza, a Terra da Luz, me acolheu adolescente, oriunda do Sertão Central do nosso Ceará, e que, em minha memória, ainda sinto o cheiro de terra molhada dos dias de chuva e cuja resiliência do sertanejo trago intrinsecamente na minha caminhada de vida. Em Fortaleza, me tornei mulher, esposa, médica, mãe, avó e gestora pública.

Na função de gestora da pasta da Saúde, nesta cidade de tantas belezas naturais, de tantos homens e mulheres talentosos e aguerridos, mas também de grandes desigualdades sociais, cada vez mais acentuada pelas restrições impostas por esta crise sanitária sem precedentes, busco um repensar planejado sobre os indicadores de saúde e quais projetos deverão ser priorizados após a pandemia.

Como pediatra, lanço um olhar desafiador sobre a adolescência e juventude, haja vista o consenso internacional e evidências científicas de que sólidos investimentos na primeira infância trazem à sociedade uma economia em escala na formação do cidadão. Reconhecendo que Fortaleza muito já avançou nas políticas da primeira infância, é preciso ampliar a atuação da Saúde nas Políticas Públicas que possam alcançar a integralidade do ser humano nesta fase transicional entre a criança e o adulto – esse será um dos enfoques importantes da nossa gestão.

Para Fortaleza, nesta terça-feira em que completa 295 anos, destaco o compromisso de trabalho e dedicação de toda uma equipe de colaboradores da Secretaria Municipal da Saúde e da Gestão da Prefeitura que têm no “servir” a missão de vida e de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a transformação de uma sociedade mais saudável. Parabéns, Fortaleza, e obrigada por me acolher. Essa cidade é parte viva da minha história!

Ana Estela Leite
Secretária de Saúde de Fortaleza

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here