Home Homenagem Quando a imprensa é censurada, o povo perde parte de sua voz

Quando a imprensa é censurada, o povo perde parte de sua voz

A journalist, wearing a mask and gloves, films the Las Vegas Strip from a pedestrian overpass after all the casinos in the state were ordered to shut down due to the coronavirus Wednesday, March 18, 2020, in Las Vegas. For most people, the new coronavirus causes only mild or moderate symptoms, such as fever and cough. For some, especially older adults and people with existing health problems, it can cause more severe illness, including pneumonia. (AP Photo/David Becker)

Nesta segunda-feira, 7, é celebrado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, direito fundamental dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações.

É importante que este dia lembre que os meios de comunicação têm o direito e o dever de manter os cidadãos informados. Entretanto, ser livre não quer dizer desrespeitar a liberdade dos outros. Por isso, a imprensa tem o direito de liberdade, mas também tem uma obrigação com a ética. Essa conduta serve para evitar que fatos sejam divulgados sem a devida apuração da verdade, pois a repercussão pode fugir do controle. A força de uma afirmação errada é bem maior do que de um direito de resposta.

O contrário da liberdade de imprensa é é a censura, própria dos governos ditatoriais, que limitam o poder de ação da mídia de acordo com seus interesses particulares. Nesse tipo de cenário, em que a imprensa é calada para atender somente aos desejos do governo, o povo perde parte de sua voz.

Em nome do Sistema Maior de Comunicação, parabéns aos profissionais que lutam, dia a dia, para levar a informação, de forma responsável, para o público. Isso também é democracia.

Repórter Ceará (Foto: David Becker/AFP)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here